Conheça o melhor método para limpar micro-ondas e deixe sua cozinha brilhando

Aproveite para descobrir quando e como esse eletrodoméstico que tanto facilita o nosso dia a dia surgiu. Saiba ainda como ele funciona.

O micro-ondas foi criado em 1946 pelo engenheiro Percy L. Spencer. Mas o que muita gente não sabia é que seu surgimento se deu totalmente por acaso. O eletrodoméstico foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial para detectar aeronaves inimigas.

O micro-ondas usa energia eletromagnética para funcionar. Essa energia, por sua vez, é produzida pelo tubo eletrônico que recebe o nome de magnetron. E foi, por meio desse tubo que a história de um dos eletrodomésticos mais indispensáveis no nosso dia a dia se iniciou.

Ao testar o tubo de magnetron, Spencer percebeu que um chocolate, em seu bolso, tinha derretido. A princípio, o engenheiro achou que fosse apenas um vazamento de radiação do tubo, afinal as micro-ondas geravam calor. Mas resolveu fazer testes. Primeiro, testou o aparelho com milhos de pipoca, que logo estouraram. Depois, tentou preparar ovos, o que acabou dando certo.

Spencer resolveu então desenvolver o primeiro forno de micro-ondas comercial. Ele recebeu o nome de Radar Range e, na época, ele era semelhante a uma geladeira, por conta do tamanho. Os primeiros utensílios foram comprados por restaurantes e em 1952 começaram a ser produzidos os micro-ondas domésticos. No Brasil, ele somente chegaria no início na década de 1990.

Leia também

Desde então, o micro-ondas passou por evoluções e melhorias. Hoje, não há dúvidas do quão ele é indispensável, por facilitar o nosso dia a dia. Afinal, um prato que levaria horas para ficar pronto em um forno convencional, leva apenas alguns minutos no forno micro-ondas.

Para manter o bom funcionamento do eletrodoméstico, a dica é sempre mantê-lo limpo. E é nessa hora que muita gente fica em dúvida. Afinal de contas, como limpar o micro-ondas e, o mais importante, sem danificá-lo? Para responder a essa questão, o Concursos no Brasil selecionou o melhor método para você limpar esse utensílio e, de quebra, deixar sua cozinha brilhando. Conheça-o seguir.

Qual o melhor método para limpar micro-ondas?

O melhor método para limpar micro-ondas é o que combina bicarbonato de sódio, água e vinagre. Veja a seguir.

  • Primeiro, coloque em um recipiente 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 litro de água. Misture-os até dissolver o bicarbonato.
  • Em seguida, mergulhe uma esponja na mistura e aplique-a no interior do micro-ondas;
  • Agora, em uma tigela própria para micro-ondas, coloque 2 xícaras de água e 2 colheres de sopa de vinagre;
  • Leve a tigela até o eletrodoméstico e feche a porta. Aqueça-a por no máximo 5 minutos;
  • Passado esse tempo, mantenha a porta do micro-ondas fechadas por mais 15 minutos. Isso permitirá que o vapor formado dissolva a gordura, facilitando a limpeza.
  • Por fim, remova a tigela quente do micro-ondas. Limpe o interior do micro-ondas com a água e vinagre até retirar todo o resquício de bicarbonato de sódio.

Pronto. Com esse método você conseguirá limpar seu micro-ondas – de forma simples e fácil – e deixará sua cozinha brilhando.

Como o micro-ondas funciona?

Além de ter dúvidas sobre como limpar o micro-ondas, muitas pessoas se questionam sobre como esse eletrodoméstico funciona. Vamos então à resposta. Para funcionar, o forno de micro-ondas usa a energia eletromagnética produzida no tubo magnetron para agitar as moléculas de água nos alimentos e, assim, criar calor necessário para cozinhar.