Não restam dúvidas de que o nosso planeta é repleto de belezas naturais. Em todos os continentes podemos encontrar praias paradisíacas e paisagens inesquecíveis, que são dignas de fotos de capa de revista. Mas o homem também tem o seu mérito quando se trata de criar monumentos grandiosos e que merecem elogios pela sua criatividade, beleza e perfeição em todos os detalhes. A prova disso são as sete maravilhas do mundo moderno.
Continue conosco até o fim da leitura para conhecer essas verdadeiras obras-primas da arquitetura que encantam turistas de várias partes do planeta. Descubra quais são as obras que arrancam suspiros e fique por dentro das principais informações a respeito dessas belíssimas construções do mundo moderno. Bora lá conferir, concurseiro?
Maravilhas do mundo moderno
1. Cristo Redentor – Brasil
Inaugurado em 1931, o monumento do Cristo Redentor se encontra na cidade do Rio de Janeiro e levou cerca de cinco anos para ser finalizado. Essa obra é um dos principais cartões postais do Brasil e não poderia deixar de ser considerada uma das maravilhas do mundo moderno.
Com 38 metros de altura e localizada a 709 metros acima do nível do mar, a famosa estátua do Cristo Redentor de braços abertos é a obra mais jovem entre todas as outras citadas abaixo. Nesses 92 anos de história, milhares de pessoas de vários países, e até mesmo celebridades, já visitaram esse icônico monumento carioca.
2. Machu Picchu – Peru
Outra das maravilhas do mundo moderno. Considerada uma das mais importantes heranças do intrigante povo Inca, a Cidade Perdida de Machu Picchu foi descoberta em 1911 e se localiza a 2.400 metros de altitude, no topo de uma montanha que fica no vale do rio Urubamba.
A arquitetura é datada do século XV e, por causa da implacabilidade do tempo, apenas 30% da sua construção original ainda sobrevive e atrai a atenção dos turistas de todo o mundo. O local foi reconstruído para que as pessoas tenham uma ideia de toda a grandiosidade, se a construção estivesse intacta até os dias atuais.
3. Maravilhas do mundo moderno: Chichén Itzá – México
O povo Maia nos deixou uma rica herança com legados artísticos, sociais, arquitetônicos, matemáticos e até astronômicos. Por isso, Chichén Itzá também foi escolhida como sendo uma das construções mais icônicas e belas do planeta. O local era o centro econômico e político dessa civilização.
A popular pirâmide Maia de Kukulkan, o Campo de Jogos dos Prisioneiros, a Praça das Mil Colunas e o Templo de Chac Mool, são exemplares do poder, dedicação e grandiosidade desse povo, que marcou a história em vários aspectos. Todas essas atrações estão abertas à visitação e se localizam dentro desse riquíssimo sítio arqueológico, que ainda está bastante preservado.
4. Coliseu – Itália
Pensou nas maravilhas do mundo moderno? Essa talvez seja uma das mais conhecidas. Considerado um poderoso símbolo do Império Romano, o famoso Coliseu é um icônico anfiteatro e uma das construções arquitetônicas com uma imensa importância e representatividade na História.
O local foi construído há cerca de 2 mil anos e já foi palco de várias lutas dos poderosos gladiadores e obras teatrais que são lembradas até hoje. Esse é um dos monumentos mais visitados por quem viaja para a Itália, mais precisamente para a capital Roma, que é onde se localiza o gigante Coliseu.
5. Ruínas de Petra – Jordânia
Donas de uma beleza incomparável e única, as famosas Ruínas de Petra foram totalmente esculpidas em arenito. Apesar dos terremotos e da ação do tempo, elas ainda mantêm um ar de mistério e nos leva a refletir sobre como era a vida há cerca de 1.200 anos a.C.
Talvez seja por isso que o local também tenha sido escolhido com uma das sete maravilhas do mundo moderno. Ele se localiza entre as altas montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, que é um vale que compreende o Mar Morto até o Golfo de Aqaba. O povo responsável por essa linda arquitetura foram os Nabateus.
6. Maravilhas do mundo moderno: Taj Mahal – Índia
Essa linda, impressionante e icônica construção é o principal monumento da Índia. O famoso Taj Mahal é um mausoléu que foi construído entre os anos de 1630 e 1652. Aproximadamente 22 mil homens trabalharam durante o período das obras. Localizado na cidade de Agra, o lugar é uma homenagem à esposa do poderoso Imperador Shah Jahan.
O enorme Taj Mahal, que significa “joia do palácio”, chama bastante a atenção dos turistas por causa do seu tamanho colossal, dos adornos de pedras semipreciosas que compõem toda a parte interna, além dos fios de ouro maciços em sua cúpula.
7. Grande Muralha da China – China
Este monumento também é uma das maravilhas do mundo moderno. A Grande Muralha da China foi construída ao longo de várias dinastias chinesas. O começo da obra foi no ano 220 a.C., por ordem de Qin Shihuang, que foi o primeiro Imperador chinês.
A intenção era proteger os habitantes da região das invasões que vinham do Norte daquele país oriental. Esse monumento, que atrai turistas de diversos países, também sofreu severas corrosões por causa da ação natural do tempo. De qualquer maneira, a sua representatividade pode revelar parte da história de um dos países que está se tornando uma das maiores potências mundiais.