Existem pessoas que são muito mais produtivas durante a noite do que o dia. Para elas, acordar cedo costuma ser um sacrifício, enquanto trabalhar de madrugada parece fazer muito mais sentido. Esse tipo de profissional pode se dar muito bem em carreiras que funcionam com base em horários noturnos e, para isso, conhecer quais são tais cargos é fundamental.
Assim como qualquer outra profissão, trabalhar à noite possui suas vantagens e desvantagens. Algumas das vantagens incluem a flexibilidade no horário, possibilidade de receber adicional noturno e menos estresse no trânsito, visto que o fluxo é menos pesado do que durante horários comerciais.
Por outro lado, algumas das desvantagens são a dificuldade de manter uma rotina regular de sono, impacto na vida social e possibilidade de lidar com situações que podem ser mais perigosas por conta da noite, exigindo maior atenção e responsabilidade.
Seja como for, para quem gosta da ideia de trabalhar à noite e acredita que as carreiras durante o dia não funcionam para si, confira 7 profissões ideais abaixo.
7 profissões ideais para quem gosta de trabalhar à noite
1. Revisor de textos
Os revisores de textos são profissionais que devem revisar os textos escritos em diversos meios, como livros, contos, publicações oficiais e mais. Ao trabalharem para publicações periódicas, por exemplo, costumam atuar à noite, revisando as produções para que possam ser publicadas no dia seguinte.
2. Programador
Um programador é o responsável por criar novos programas e soluções para uma série de necessidades, com base em seus conhecimentos sobre as várias linguagens de programação. Por terem liberdade para escolher o próprio horário, esses profissionais trabalham principalmente sozinhos, sendo sua companhia o computador e a madrugada, na maioria das vezes.
3. Produtor de conteúdo digital
Com a integração das redes sociais na vida da maioria dos cidadãos, a carreira de produtor de conteúdo digital ganhou muita popularidade, principalmente por ser acessível. Seja por canais como no YouTube, blogs ou publicações em redes como o Instagram e TikTok, esse emprego traz muita liberdade na escolha de horários e de abordagem.
4. Designer gráfico
Assim como os programadores, os designers podem trabalhar em casa, como autônomos, ou em empresas. Seja como for, sua prestação é exercida na maior parte do tempo em isolamento e com horários flexíveis até a entrega dos materiais visuais. A profissão está em alta e não possui previsão de queda na demanda, podendo atuar em escritórios de arquitetura, agências publicitárias ou no design de produtos.
5. Editor de vídeo
Os editores de vídeo trabalham em casa e em seu próprio ritmo e horário. Esses profissionais devem ter muita criatividade e conhecimentos amplos sobre estruturas de vídeo, de modo que possam criar produções que conquistem a atenção dos clientes, sejam eles produtores ou pessoas comuns.
6. Recepcionista
Os recepcionistas são os responsáveis por dar as boas-vindas aos clientes, fornecer informações sobre serviços, tirar dúvidas e fazer encaminhamentos em ambientes como hotéis e resorts. Eles prezam principalmente pelo bem-estar dos hóspedes, e a demanda por trabalhadores do horário noturno é grande.
7. Tradução
Ter um conhecimento profundo de um ou mais idiomas além da língua materna é um dos requisitos principais para alguém que deseja se tornar um tradutor. Esses profissionais podem atuar como freelancers, escolhendo seu próprio horário de trabalho. A função, porém, exige conhecimentos específicos da área, como CAT Tools, ou habilidades para fazer pesquisas e uma boa gestão de tempo para lidar com os prazos.