As plantas são excelentes adornos e decorações para os diferentes ambientes, mas nem sempre é fácil mantê-las vivas e saudáveis. No entanto, existem 5 plantas que precisam de pouca água e são fáceis de cuidar.
Sendo assim, não demandam tanta atenção quanto outras espécies mais exigentes. Em alguns casos, o excesso de água pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento da planta. Saiba mais informações a seguir:
Quais são as 5 plantas que precisam de pouca água?
1) Pata-de-elefante
No geral, a Pata-de-elefante é uma espécie que consegue armazenar água em um tronco bulboso. Assim, possui uma economia natural, de modo que não seja necessário regar constantemente.
Apesar disso, é importante ficar de olho nos aspectos da folhagem. Comumente, as folhas secas, amarronzadas e o tronco enrugado são os principais sinais que está na hora de regar.
A principal dica para cuidar corretamente é optar por um vaso grande. Ademais, deve-se deixar a planta exposta à luz solar por quatro horas por dia, no mínimo.
Com o nome científico de Beaucarnea Recurvata, essa espécie é utilizada principalmente em paisagismo de áreas externas. Entretanto, existem exemplares menores, criados especificamente para decorações mais simples.
2) Espada-de-são-jorge
A Dracanea Trifasciata, conhecida popularmente como Espada-de-são-jorge, é uma planta que precisa de pouca água naturalmente. Além disso, possui outras espécies semelhantes, porque são da mesma família. Este é o caso da Lança-de-são-jorge e da Espada-de-santa-luzia.
Ainda que não demande tanta atenção, quem optar por essa espécie precisa ficar atento com a poda. Por via de regra, os especialistas recomendam o plantio durante os meses de maio, junho e também julho.
Em relação aos cuidados e manutenção, a Espada-de-são-jorge prefere a meia-sombra, com os vasos localizados em áreas iluminadas, mas sem luz solar direta. Porque não gosta de água em excesso, o mais recomendado é deixar a terra úmida, e não ensopada.
3) Gravatinha
Naturalmente, os rizomas dessa espécie armazenam nutrientes essenciais para a sobrevivência da planta. Sendo assim, a rega não deve ser frequente, pois pode causar mofo e estragos mais permanentes na raiz.
A recomendação com essa planta é deixá-la no banheiro, porque o ar úmido do cômodo é suficiente para ajudá-la a crescer. Sobretudo, o principal sinal de que há falta de água são as folhas amarronzadas e quebradiças.
4) Suculentas
Acima de tudo, as suculentas são plantas naturais de climas desérticos e áridos. Entretanto, existem inúmeras espécies, incluindo suculentas de sombras, flores, versões mini e afins.
Em relação aos cuidados, a dica é manter o contato direto com a luz solar, assim como acontece com os cactos. Porém, deve-se informar de qual tipo de suculenta você possui, porque algumas se adaptam melhor com luz indireta e poucas horas de exposição solar.
Por sua vez, as regas acontecem com pouca frequência. Sobretudo, armazenam água em seu interior, por isso possuem o aspecto de suculência que dá o nome popular. Sendo assim, a rotina pode incluir regas uma vez por semana.
No inverno, pode-se mudar essa frequência para duas vezes ao longo do mês. Em todos os casos, deve-se molhar somente o solo, porque assim as folhas não apodrecerão.
5) Zamioculca
Por fim, a Zamioculca encerra a lista de 5 plantas que precisam de pouca água e são fáceis de cuidar. Naturalmente, essa espécie é resistente, de modo que sobreviva a longos períodos sem água.
Neste sentido, pode-se regar a espécie uma vez na semana, ou até mesmo a cada 15 dias. Em relação à posição, a Zamioculca se adapta a ambientes com pouca luz solar, e também na sombra.
Para regar, o solo também deve ficar pouco úmido para que a drenagem aconteça rapidamente. No verão, pode-se regar de 2 a 3 vezes por semana, e é importante que o plantio envolva uma terra rica em matéria orgânica.