Os jogos, de modo geral, têm um valor significativo para o desenvolvimento cognitivo e aquisição de habilidades e, principalmente, para o fortalecimento da memória e capacidade de atenção e concentração.
Além disso, a prática de jogos e de atividades mentais traz benefícios não só na capacidade de foco, mas também na prevenção e redução dos riscos de sofrer diversas doenças neurológicas. Um cérebro saudável e atento permite uma vida mais confortável. Veja abaixo alguns dos jogos que você pode usar para melhorar a concentração.
5 jogos que ajudam a melhorar a concentração
1. Xadrez
O xadrez é um jogo clássico jogado há séculos. Requer foco e concentração intensos, pois os jogadores devem pensar em vários movimentos à frente e considerar várias possibilidades ao mesmo tempo.
Dessa forma, jogar xadrez pode ajudar a desenvolver habilidades analíticas, pensamento estratégico e a capacidade de antecipar e planejar diferentes cenários. Também pode estimular a memória e aumentar a criatividade. O xadrez é um ótimo jogo para todas as idades e pode ser jogado fisicamente ou online.
2. Sudoku
Sudoku é um popular jogo de quebra-cabeça que requer concentração e atenção aos detalhes. Envolve o preenchimento de uma grade com números para que cada linha, coluna e subgrade contenha todos os dígitos de um a nove.
Este jogo requer pensamento lógico e habilidades de resolução de problemas, bem como a capacidade de se concentrar por longos períodos. Pode ajudar a melhorar a memória e o foco, além de ser uma excelente maneira de passar o tempo.
3. Jogos da memória
Os jogos de memória são uma maneira divertida e envolvente de melhorar a concentração e a memória. Eles envolvem testar sua capacidade de lembrar e recordar informações, seja uma série de números, palavras ou imagens.
Eles podem assumir muitas formas diferentes, desde jogos tradicionais de correspondência de cartas até exercícios de treinamento cerebral online. Eles ajudam a melhorar a memória de curto prazo e a memória de trabalho, ambas essenciais para o aprendizado e a produtividade.
4. Quebra-cabeças
Os quebra-cabeças são uma opção desafiadora que também auxilia na capacidade de concentração. Eles exigem atenção aos detalhes, bem como a habilidade de visualizar e manipular formas e cores.
Esses jogos podem ser feitos sozinhos ou com outras pessoas e são uma ótima maneira de relaxar e descontrair, além de melhorar as habilidades cognitivas.
5. Videogames
Ao contrário da crença popular, os videogames podem realmente ajudar a melhorar o foco e a concentração quando jogados com moderação. Muitos jogos desse tipo exigem foco intenso e atenção aos detalhes, bem como tempos de reação rápidos e capacidade de multitarefa.
Com efeito, games que envolvem resolução de problemas, estratégia e pensamento crítico podem ajudar a melhorar as habilidades cognitivas e aumentar a criatividade. Além disso, os videogames podem fornecer uma sensação de conquista e recompensa, o que pode ajudar a melhorar a motivação e a autoconfiança.
Além dos jogos, o que fazer para melhorar o foco?
Alguns dos exercícios que você pode praticar para melhorar a concentração são:
- Planejamento de tarefas: manter uma lista de tarefas ordenadas ajudará as pessoas a estabelecer horários de trabalho adequados que permitam cumpri-las. Além disso, fazer um cronograma de atividades evita que o cérebro se esqueça delas.
- Mapa de ideias: a parte mais difícil de qualquer trabalho é iniciá-lo, por isso é recomendável que, para não atrapalhar como deve começar, o melhor é propor um mapa de ideias. Nele serão colocados os pensamentos que vierem à mente relacionados à tarefa pendente, que ajudarão a filtrar as ideias mais úteis das menos relevantes.
- Exercício físico: a atividade física é importante para levar uma mente mais saudável e ativa, o exercício físico libera endorfinas, o que aumenta a produção de neurotransmissores responsáveis por nos fazer sentir bem. Com efeito, exercitar-se pelo menos 20 minutos por dia ajudará a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, além de ajudar a estar mais focado nos objetivos a serem alcançados.
Caso você tenha dificuldades em se concentrar, e se isso interferir no seu trabalho ou no seu dia a dia, busque ajuda de um especialista para ajudá-lo a investigar o problema.