A cebola é uma planta que possui como nome científico Allium cepa, sendo um produto comum na alimentação dos seres humanos em diferentes culturas ao redor do mundo. Porém, existem 3 utilidades desse alimento que não têm nada a ver com receitas, e pode surpreender você.
Em algumas comunidades, a cebola possui uma importância simbólica, sendo até mesmo objeto de culto em algumas seitas religiosas. Por conta da formação com camadas, algumas pessoas interpretam essa espécie como uma metáfora para o ego dos seres humanos. Saiba mais informações a seguir:
3 utilidades da cebola para além das receitas
1) Repelente natural
A cebola pode ser utilizada como repelente natural, pois a sua composição química possui propriedades para afastar os insetos. É possível ferver a cebola em água para produzir um caldo com as substâncias naturais da espécie e depois colocar em um borrifador. Assim, será possível aplicar o líquido sobre a pele para se proteger.
No entanto, se você não tiver essa possibilidade, é possível acessar o mesmo efeito ao esfregar a hortaliça diretamente na pele. Porém, o odor pode aderir à pele e criar cheiros desagradáveis, por isso é importante ter isso em mente ao usar essa utilidade da cebola.
2) Remédio natural para a garganta
A cebola possui propriedades anti-inflamatórias e, como consequência, é uma excelente medicação para a saúde humana. Dessa maneira, você pode fazer um chá de cebola e adicionar outros ingredientes, como alho e gengibre, para aproveitar os efeitos e aliviar os sintomas da dor de garganta.
Em relação às substâncias anti-inflamatórias, estima-se que as cebolas-roxas sejam mais ficas em antocianinas e flavonoides, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Mais ainda, evita os dados dos radicais livres porque é uma planta com propriedades valiosas nessa proteção da saúde.
No geral, o alho e a cebola possuem diversos compostos bioativos, como os polifenóis. Por conta dessas substâncias, obtêm-se as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater o estresse oxidativo. Quando o organismo está em desequilíbrio, esse estresse pode acelerar o envelhecimento e causar uma série de enfermidades.
Além disso, a cebola possui uma ação antiviral, antibacteriana e antifúngica. Nesse contexto, auxilia o funcionamento do sistema imunológico, na prevenção de doenças crônicas e fortalecimento das proteções naturais. Pela composição fitoquímica, também afeta positivamente a saúde vascular e cardíaca.
A proporção é simples, é necessário adicionar uma xícara de água para ferver e depois adicionar uma colher de sopa de cebola picada. Deixe a mistura ferver em fogo baixo por alguns minutos e depois sirva. Você pode adoçar essa infusão com mel ou açúcar mascavo depois de coar.
3) Limpeza de superfícies
A cebola possui características antigordurantes que auxiliam na limpeza de superfícies, desde os metais mais finos até a grelha da churrasqueira. Para aproveitar desses benefícios é fácil, basta cortar um pedaço da hortaliça e esfregá-la diretamente na superfície que está suja.
A dica é deixar a substância agir durante cerca de 20 minutos, adicionando água morna para que o material fique imerso nessa mistura. Depois disso, enxágue para remover o odor ou o gosto, aproveitando para passar detergente e uma esponja macia a fim de garantir o brilho nas peças.
Quando a sujeira for insistente, deixar os itens de molho na mistura por mais tempo pode ajudar a amolecer as impurezas. Posteriormente, pode-se contar com o apoio de outros materiais de limpeza mais fortes e esponjas mais firmes para remover o que sobrou no produto.
Para evitar o odor ou o sabor permanente, aqueça a superfície ao fogo por alguns minutos para garantir que as substâncias relacionadas ao odor irão evaporar naturalmente. Além de auxiliar a remover a gordura, a cebola possui propriedades antimicrobianas e facilitam a esterilização ou desinfecção dos utensílios.