Desenvolver o pensamento crítico é o que permite um modo diferente de enxergar as coisas. Dessa forma, a leitura é ferramenta primordial e imprescindível para a expansão de ideias e desenvolvimento de um lado crítico.
É justamente esse pensamento crítico desenvolvido a partir de experiências ao longo da vida que permite a capacidade de análise de fatos, a fim de formar uma opinião própria. A partir disso, o indivíduo busca solução para conflitos ou qualquer outro tipo de situação que necessite de uma decisão concisa e sensata.
Dessa forma, pensando em auxiliar as pessoas que desejam a evolução do modo de enxergar as coisas e as situações da vida, trouxemos uma matéria com 3 livros que vão ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico.
3 livros ajudam a desenvolver o pensamento crítico
Algumas habilidades comportamentais do indivíduo são imprescindíveis para o sucesso emocional e até mesmo profissional das pessoas. Dessa forma, o desenvolvimento do pensamento crítico é uma atividade quase que duradoura e auxiliada pela literatura.
Algumas obras literárias ajudam na construção e no desenvolvimento do pensamento crítico e, pensando nisso, elaboramos uma lista com 3 livros que ajudam a desenvolver essa habilidade comportamental. Confira:
1 – Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak
O livro de Ailton Krenak foi lançado em 2019 e é uma publicação que explora o ser humano e sua relação direta com a natureza. O autor e também pensador indígena é um forte nome no panorama nacional que envolve as lutas ambientais e os povos originários, gente da floresta.
Nesta obra, Ailton Krenak propõe um olhar amplo e sensível de assuntos que trata do ser humano em relação direta com a natureza, propondo um olhar amplo e sensível, propondo a importância da conservação da vida em todos os níveis, para uma existência leve e digna.
2 – Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust
Clássico da literatura mundial, esta obra foi escrita por Marcel Proust e propõe um modo de pensar e repensar o passado. O escritor francês criou uma extensa obra, dona de um bom lugar na estante de livros.
Os volumes da obra propõem uma viagem no tempo, a fim de reelaborar as vivências pessoais que estariam esquecidas, perdidas na memória.
Dessa forma, em seu desenvolvimento, a obra apresenta alguns mecanismos responsáveis por mover a engrenagem da memória, também responsáveis pela mudança na maneira de lidar com tempos e acontecimentos remotos.
3 – O Caminho do artista, de Julia Cameron
Essa obra é recomendada para pessoas que desejam despertar o lado crítico da criatividade. O best-seller, lançado em 1992, foi escrito pela artista norte-americana Julia Cameron e representa um divisor de águas para potenciais artistas.
A publicação é composta por alguns exercícios práticos e reflexões que auxiliam o leitor e potencial artista a sair da inércia e espalhar suas ideias no mundo de maneira eficaz e objetiva. Dessa forma, o livro é uma ferramenta para desbloquear a imaginação e a inventividade para todas as pessoas, não apenas o público artista.
Na obra, a autora afirma que o processo criativo exige prática e persistência, entretanto, não deve significar uma experiência cansativa e sofrida. Durante a leitura, é possível assimilar processos que auxiliam a aflorar a criatividade de forma consciente e crítica.