Existem espécies de plantas que se desenvolvem bem sem a presença direta da luz solar, sendo muito recomendadas para a composição de espaços mais fechados, como apartamentos. Por isso, para aqueles que pretendem investir em plantas deste tipo, trouxemos uma lista com 13 plantas que não precisam de sol.
Plantas de sombra são ótimas para estarem em locais fechados. Ultimamente, a cultura de cultivo de plantas alcança boa parte das pessoas, e muitas dessas acabam morando em apartamentos e procuram por espécies adequadas para esses lugares.
Dessa forma, para auxiliar na escolha correta da espécie de planta, elaboramos uma lista com 13 plantas que não precisam de sol e são boas para apartamentos e para qualquer tipo de ambiente mais fechado. Confira.
13 plantas que não precisam de sol
Algumas plantas não necessitam estar sempre em contato com a luz do sol e por isso são ótimas para serem colocadas em lugares mais fechados, como algum cômodo de um apartamento.
Pensando em auxiliar a sua escolha na hora de decorar o ambiente, elaboramos uma lista com 13 plantas que não precisam de sol. Confira a seguir:
1 – Bambu-da-sorte
Essa planta pode ser mantida na sombra, desde que com claridade indireta. O bambu-da-sorte é uma espécie que não gosta da luz direta do sol, pois a incidência de luz solar pode queimar as folhas da planta, deixando-as em tons amarelados.
2 – Jiboia
Planta bastante popular, a jiboia é a queridinha dos lares brasileiros. Essa planta pendente fica bem quando posicionada sobre prateleiras ou móveis. Ela é uma planta muito resistente, se adaptando a ambientes com pouca luz com maior facilidade. Para que ela cresça de forma saudável, é preciso manter o solo úmido e nutrido.
3 – Espada-de-são-jorge
Outra planta bem popular, a espada-de-são-jorge possui folhas rígidas e pontiagudas e é ideal para espaços com pouca luz e cuidados que exigem poucas regas. Além disso, essa planta é conhecida pela sua capacidade de purificar o ar e por retirar todas as energias negativas dos locais.
4 – Begônia-maculata
Espécie com folhas verdes e bolinhas brancas, a begônia se adapta a ambientes sem luz solar direta. É importante também manter uma rotina de regas frequentes, além de oferecer à planta o substrato fértil e ambiente úmido.
5 – Violeta
A violeta deve ser cultivada sempre e somente só em ambientes com luz indireta. Por isso, procure deixá-las perto de janelas ou lugares que permitam a entrada da luz durante algum período do dia.
6 – Antúrio
Originário da Colômbia, o antúrio é uma planta tradicional, muito cultivada por conta de suas características. Muito vistosa, ela chama a atenção quando usada para decoração de ambientes. Procure colocar a planta em vasos localizados em meia-sombra, de preferência em lugares bem iluminados, mas que não possuem incidência direta da luz solar.
7 – Samambaia
Outra planta da lista, a samambaia é uma espécie adepta de pouca luz e muita umidade, por isso é frequentemente colocada em ambientes como banheiros e cozinhas. Ela sobrevive em ambientes pouco iluminados e precisa sempre de água em suas folhas, para que elas não sequem.
8 – Maranta
As folhas da maranta são donas de um charme natural. Suas estampas se mantêm visíveis durante o dia, e fecham-se no período da noite. Cultivada sempre em meia-sombra, a maranta necessita também de regas feitas três vezes por semana.
9 – Dracena
Essa planta é ideal para pessoas que não têm muito tempo livre. Ela é adepta de pouca luz solar, tendo que ficar sempre em locais mais reservados, de preferência com solo úmido. Portanto, a dica é sempre borrifar água nas folhas, para que elas não se ressequem.
10 – Costela-de-adão
Com folhas grandes e desenhadas naturalmente, a espécie sobrevive bem em áreas com sombra, necessitando apenas de regas feitas de forma pontual, sempre uma vez por semana.
11 – Filodendro-brasil
Suas folhas verde e amarela são responsáveis pelo seu nome, que remete às cores da bandeira do país. Quando cultivada dentro de casa, a planta deve ser alojada em vasos pendentes, em locais com claridade, porém com pouca incidência solar direta.
12 – Corações-emaranhados
Essa planta precisa de locais iluminados, mas que possuam pouca incidência da luz solar. A planta pendente deve ser colocada em um local alto, facilitando a vida de seus ramos que costumam pender para baixo.
13 – Clorofito
Fechando a lista, esta planta compacta é fácil de ser cultivada, bastando apenas ficar em uma área sombreada, recebendo regas regulares. O sol direto é prejudicial para ela, portanto, para evitar que as folhas fiquem descoloridas, procure locais mais reservados.