Congelante: qual é a menor temperatura já registrada no mundo?

Próximos aos polos da Terra, encontram-se lugares onde as temperaturas negativas são comuns, mas qual é a menor temperatura já registrada? Leia e descubra a seguir.

Nos últimos anos, o aumento das temperaturas em todo o mundo têm ganhado destaque nos jornais. Um exemplo disso são as ondas de calor que assolaram várias partes do globo em 2023. Em julho do ano passado, a China teve o dia mais quente da sua história: em Xinjiang, uma estação meteorológica na cidade de Sanbao, a temperatura do solo atingiu os 80 °C.

continua depois da publicidade

No entanto, esta não foi a primeira vez que números tão extremos foram registrados na Terra. Em 1983, a superfície do nosso planeta atingiu a temperatura mais baixa detectada diretamente por termômetros posicionados no solo; recorde que foi batido no mesmo continente, em 10 de agosto de 2010.

Qual é a menor temperatura já registrada no mundo?

Leia também

A Antártica registrou a menor temperatura do mundo em 2010, segundo um estudo da União Geofísica Americana, em São Francisco. Os pesquisadores usaram dados de satélites para medir as temperaturas da superfície global por 32 anos. Eles encontraram que uma crista no leste da Antártica tinha bolsas de ar preso que atingiram −93 °C em 10 de agosto de 2010.

O recorde anterior era de −89,2 °C, medido em 1983 na base russa de Vostok, na Antártica Oriental, conforme o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, no Colorado. As temperaturas são cerca de 50 graus mais baixas do que as mais frias do Alasca ou da Sibéria.

continua depois da publicidade

Qual é o motivo da Antártica ter a menor temperatura registrada?

A Antártica é um continente com um clima extremo, devido a algumas variáveis ​​que explicamos a seguir:

Latitude

Sabemos que a Antártica e o Ártico ficam nos polos, onde a radiação solar por unidade de área é menor do que nas latitudes mais altas, por causa da inclinação do eixo terrestre, que se intensifica nos meses de inverno.

Albedo

O albedo é outro fator que contribui para as baixas temperaturas da Antártica: é o efeito de uma superfície refletir a luz solar. As enormes camadas de gelo que cobrem a Antártica refletem entre 80 e 90% da energia que recebem do Sol, energia que já é menor do que a recebida em outras latitudes.

continua depois da publicidade

Montanhas

Nos meses de março a setembro, a cobertura de gelo no mar aumenta e causa mais reflexões, reforçando o efeito albedo provocado pelo próprio continente e diminuindo bastante as temperaturas.

Orografia

Finalmente, a causa principal é o efeito orográfico: a Antártica tem 50% da sua superfície acima dos 2.000 m de altitude, e quase 25% acima de 3.000 metros.

Como a temperatura cai cerca de 10 °C a cada quilômetro que subimos, as temperaturas nos picos mais altos da Antártica seriam 20 graus menores do que na sua superfície, e muito menores do que no Ártico.

Assim, a combinação dos fatores mencionados acima, junto com vários dias de céu claro e ar muito seco, fizeram da Antártica a região mais fria do planeta em 1983 e em 2010.

continua depois da publicidade

Outros registros de temperaturas baixas na Terra

1. Estação Polo Sul Amundsen-Scott, Antártida

Uma estação de pesquisa norte-americana próxima ao Polo Sul, sendo o local continuamente habitado mais ao sul do planeta por pesquisadores. Seu recorde de temperatura mínima é de −82,8 °C.

2. Denali, Alasca (EUA)

Um distrito do Alasca, onde está localizado o Monte Denali, o pico mais alto da América do Norte. A temperatura média gira em torno de −10 °C, com um recorde de mínima de −73 °C na década de 1950.

3. Estação Klinck, Groenlândia

Uma estação meteorológica localizada no centro da Groenlândia, considerada o lugar mais frio de todo o Círculo Polar Ártico, com um recorde de temperatura mínima de −69,6 °C em 1991.

continua depois da publicidade

4. Oymyakon, Sibéria

Uma região do Leste da Sibéria, com uma população de cerca de 500 habitantes, conhecida por suas temperaturas frequentemente negativas.

O recorde de menor temperatura foi registrado em 1933, atingindo −67,7 °C, tornando-o o lugar permanentemente habitado mais frio do planeta, segundo o Guinness Book, o Livro dos Recordes.

Leia também

Concursos em sua
cidade