A escolha do nome de um recém-nascido é um momento especial para muitos pais. Afinal, além de preparativos como o enxoval e tudo aquilo que o novo membro da família for precisar passar, o detalhe crucial do título do pequenino também deve ser pensado com atenção. Por sua vez, as influências para a opção definitiva são diversas, mas muitos gostam de se orientar por nomes populares no país.
Recentemente, os nomes curtos vêm conquistando uma popularidade crescente no Brasil. Os mais escolhidos dos últimos meses são simples, com origem religiosa ou mítica e, no máximo, oito letras. Essa tendência se mantém forte em 2023 e em anos anteriores.
Pensando nisso, para quem está em busca de inspirações para o nome do futuro bebê, confira abaixo 40 dos mais populares dos últimos tempos.
Os 40 nomes mais populares para bebês no Brasil
No momento, os nomes masculinos que seguem encabeçando o ranking de popularidade brasileiro ainda são os mesmos de anos como 2021 e 2022, por exemplo. Cada vez mais, os pais estão em busca de títulos simples, com boa sonoridade e facilidade de serem pronunciados. Nesse caso, o destaque fica para nomes como Miguel, Gael e Arthur, que são três dos mais escolhidos em cartórios ao redor do país.
Já no caso dos femininos, os mais comuns também ainda são uma tendência. De acordo com o portal Babycenter, responsável por divulgar o ranking de popularidade de nomes há 14 anos, opções como Helena ocupavam a primeira posição há anos. Contudo, o título perdeu o topo da lista após cinco anos para Maria Alice, por conta de personalidades nacionais como a filha da influenciadora Virgínia Fonseca.
Junto disso, os rankings apontam que nomes que são sucesso em outros países também crescem no Brasil. Alguns exemplos são Olivia, que ocupa o primeiro lugar nos Estados Unidos, Levi, Luna, Maya, Ayla, Noah e Anthony.
20 nomes masculinos mais populares
A lista de 40 nomes foi dividida entre 20 masculinos e 20 femininos. Para começar, confira as 20 opções de títulos mais populares masculinos dos últimos tempos:
- Miguel;
- Arthur;
- Gael;
- Théo;
- Heitor;
- Ravi;
- Davi;
- Bernardo;
- Noah;
- Gabriel;
- Samuel;
- Pedro;
- Anthony;
- Isaac;
- Benício;
- Benjamin;
- Matheus;
- Lucas;
- Joaquim;
- Nicolas.
O nome Miguel ocupa a primeira posição do ranking de popularidade há cerca de 12 anos, de acordo com dados do Babycenter. Tanto este quanto Arthur e Gael são títulos com origens religiosas e mitológicas, o que é popular entre muitas famílias. Miguel, por exemplo, significa “quem como Deus”, e é citado cinco vezes na Bíblia, sendo a representação de um arcanjo, símbolo da humildade diante de Deus.
Já Arthur pode significar tanto “pedra” quanto “grande urso”, e possui uma origem incerta. Estima-se que venha da língua celta, por conta de “artwa”, que significa “pedra”. Gael possui origem irlandesa, e significa “belo e generoso”, “o que protege” ou “protegido de Deus”.
20 nomes femininos mais populares
Agora, confira os 20 nomes femininos mais populares:
- Helena;
- Alice;
- Laura;
- Maria Alice;
- Sophia;
- Manuela;
- Maitê;
- Liz;
- Cecília;
- Isabella;
- Luísa;
- Eloá;
- Heloísa;
- Júlia;
- Ayla;
- Maria Luísa;
- Isis;
- Elisa;
- Antonella;
- Valentina.
Nomes como Helena, Alice e Laura ocupam o topo do ranking há muitos anos, que agora possui entradas recentes como o de Maria Alice. Helena possui origem grega, e significa “a reluzente”. Já Alice, de origem germânica, significa “nobre” ou “de linhagem nobre”. E Laura possui origem latina, significando “vitoriosa” ou triunfante”.
No caso da lista de nomes femininos, o ranking não passou por muitas mudanças nos últimos anos. Contudo, títulos diferentes vêm subindo com rapidez, como é o caso de Ayla, Isis e Antonella.