São vários os sinais de que você atingiu a exaustão que não podem ser negligenciados. Se o concurseiro está se sentindo exausto, é bastante provável que tenha chegado a um nível de esgotamento físico e mental causado por uma rotina de estudos desgastante. Dependendo da gravidade do caso, essa desagradável sensação pode acarretar em ansiedade, depressão ou até mesmo evoluir para a Síndrome de Burnout.
Elaboramos esta matéria que selecionou nove sinais de que você atingiu a exaustão e que merecem atenção especial da parte de todo concurseiro. Continue lendo até o fim para conhecer quais são eles. Afinal de contas, para que a sua aprovação esteja mais próxima da realidade, o esgotamento mental deve passar bem longe da sua vida, certo? Confira.
Sinais de que você atingiu a exaustão
1) Cansaço persistente
O concurseiro que está sentindo um cansaço persistente, seja ele físico ou mental, mesmo depois de dormir a noite inteira, pode ter chegado à exaustão. Segundo os especialistas, esse sintoma aparece por causa do excesso de atividades realizadas em um curto espaço de tempo, durante várias semanas. Por isso, não queira “abraçar” o mundo, pois você não vai dar conta. Lembre-se de que você tem limites, já que é um ser humano.
2) Altos níveis de estresse
Outro dos sinais de que você atingiu a exaustão. O concurseiro que está andando extremamente estressado com tudo e com todos ao seu redor, seja por causa da rotina de preparação para as provas do certame ou dos problemas do cotidiano, pode ter chegado ao esgotamento sem perceber. O estresse é um indicativo de que a sua saúde física e mental podem ser seriamente afetadas, se nada for feito. A dica aqui é: diminua o ritmo e não se preocupe tanto com as coisas, já que tudo se resolve.
3) Dificuldade de concentração
Você não está conseguindo se concentrar, nem por poucos minutos, na hora de estudar para as provas do concurso e se distrai com muita facilidade? A exaustão pode ter dado as caras em sua vida. Quando o concurseiro não consegue manter o foco em nenhuma atividade, o seu cérebro pode estar esgotado por causa da rotina diária desgastante, preocupações ou responsabilidades em excesso.
4) Sinais de que você atingiu a exaustão: Falha de memória
Ultimamente você vem sofrendo lapsos de memória e não está conseguindo se lembrar do que estudou recentemente, concurseiro? Cuidado. Esquecimentos frequentes também podem ser um forte indicativo de que o seu cérebro chegou à exaustão. Recomendamos desacelerar o ritmo de estudos, descansar mais ou não se sobrecarregar de tantas tarefas no mesmo dia.
5) Insônia ou excesso de sono
O concurseiro que, de uns tempos para cá, está passando a noite em claro ou só quer saber de dormir o dia inteiro, por estar se sentindo cansado, também pode ter chegado à exaustão. Tanto a falta quanto o excesso de sono indicam que os hormônios estão em desequilíbrio no organismo. Por isso, a dica aqui é procurar auxílio profissional para descobrir o que pode ser feito para reverter essa situação.
6) Irritabilidade
Pensou nos sinais de que você atingiu a exaustão? Esse merece destaque. O concurseiro que vive irritado com as pessoas ao seu redor e até com os colegas do cursinho preparatório, mesmo sem motivo aparente, pode ter sido acometido pelo esgotamento mental. Excesso de irritabilidade é um indicativo de que o seu cérebro pode estar sobrecarregado de responsabilidades ou com muita expectativa em relação a algo.
7) Desânimo
Você está se sentindo bastante desanimado com os estudos de uns tempos para cá, concurseiro? O desânimo e aquela vontade de jogar tudo para o alto também pode indicar esgotamento mental. Quando a falta de ânimo, seja com o trabalho ou com a rotina de preparação para as provas do concurso, dá as caras, pode ser que o cérebro esteja no seu limite máximo e precisa de cuidados especiais.
8) Sinais de que você atingiu a exaustão: Tristeza e angústia
Aquele concurseiro que ultimamente está se sentindo triste e angustiado, mesmo sem saber o real motivo que esteja causando essas desagradáveis sensações, também pode ter chegado à exaustão mental. Quando a tristeza e a angústia dão as caras, pode ser um clássico sinal de que o cérebro está pedindo ajuda. Afinal de contas, esses dois sentimentos podem indicar descontentamento com algo, frustração com a vida ou excesso de responsabilidades diárias.
9) Redução da libido
O último dos sinais de que você atingiu a exaustão. Você sabia que a diminuição do desejo sexual também pode ser um indicativo de esgotamento mental? É verdade. Para que a libido esteja dentro dos níveis considerados ideais, de acordo com a idade e aspectos fisiológicos do indivíduo, é necessário que a sua saúde mental esteja intacta. E aquele concurseiro que anda se sentindo exausto todos os dias, pode não conseguir ter uma vida sexual ativa.