Com o uso no dia a dia, as torneiras da cozinha, banheiros e da área de serviço acabam perdendo seu brilho, por conta do acúmulo de sujeiras e a formação de marcas de água em sua superfície e no seu entorno. Ocorre que, durante a limpeza de nossa casa, acontece de não darmos muita atenção a elas e acabamos deixando-as de lado. Quando nos damos conta, as torneiras já estão lá sujas e com manchas.
Mas a boa notícia é que há dicas simples e super eficientes que você pode adotar no dia a dia para limpar as torneiras de sua casa e evitar que nelas haja a formação de marcas de água. O melhor de tudo é que como são dicas simples, elas não vão atrapalhar a sua rotina corrida e fazer com que você perca tempo. Confira a seguir.
5 dicas para limpar torneiras e evitar marcas de água
1. Limpe a torneira com fio dental
Uma dica para limpar torneiras e evitar a formação de marcas de água é usar o fio dental. Isso mesmo. Apesar de parecer estranho, o item é super eficiente para fazer tal limpeza. Para tanto, pegue um fio de um tamanho que achar suficiente. Passe-o entre a torneira e a bancada. Com isso, ele irá remover o excesso de sujeira ali presente. Depois, basta fazer a limpeza da torneira como de costume.
2. Limpe a torneira com vinagre branco
O vinagre branco é um poderoso aliado na hora da limpeza de ambientes e objetos. Graças à sua acidez, ele consegue eliminar manchas e remover sujeiras até mesmo aquelas mais resistentes, sem danificar as superfícies. Então, é claro, que ele estaria entre as dicas para limpar as torneiras.
Para fazer essa limpeza, a dica é diluir o vinagre branco em um pouco de água. Umedeça o pano com a solução e passe-o sobre as torneiras. Pronto, com esse passo a passo simples você irá remover as sujeiras e manter o metal do objeto em bom estado por mais tempo.
3. Limpe a torneira com água e sal
Outra dica para limpar torneiras e evitar marcas de água é usar água e sal. A solução salina é uma ótima aliada na hora de remover manchas que se formam nas torneiras. Para usá-la, basta esquentar meia xícara de água e, em seguida, acrescentar uma colher de sal.
Após, umedeça um pano com a solução. Passe-o por toda a torneira. O truque é fazer esse procedimento algumas vezes durante semana para garantir a limpeza e evitar a formação de manchas nas torneiras.
4. Limpe a torneira com limão
As torneiras de sua casa – ou de determinados cômodos – são cromadas? Se sim, a dica é usar limão para limpá-las. Para usar a fruta, basta cortá-la ao meio e esfregá-la (o lado da polpa) no objeto. Após, deixe agir por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, enxague e seque a torneira com um pano macio e limpo.
5. Limpe a torneira com bicarbonato de sódio
Assim como o vinagre branco, o bicarbonato de sódio é um poderoso aliado na limpeza de superfícies, objetos e roupas, e na remoção de manchas. Isso dá graças à suas propriedades alcalinas que faz com ele que tenha uma boa ação antisséptica.
Para usar o bicarbonato de sódio para limpar torneiras e evitar marcas de água, basta adicioná-lo a um pouco de água. Mexa os dois ingredientes até formar uma pasta. Em seguida, coloque um pouco da pasta em uma escova de dentes. Esfregue a superfície da torneira. Após, deixe a mistura agir por 10 minutos. Passado esse tempo, basta enxaguar com água e finalizar a limpeza com um pano seco e limpo.