Se você é um concurseiro que está ávido para saber como melhorar a concentração para estudar, está lendo o artigo certo. A fase de preparação para as provas exige foco total no dia a dia, para que a sua produtividade esteja sempre nas alturas. Quem se distrai com facilidade, pode procrastinar com mais frequência e tem menos chances de não cumprir o cronograma de estudos, já que vai acarretar em um acúmulo de conteúdo. Aí o desânimo chega para valer.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou cinco dicas incríveis sobre como melhorar a concentração para estudar. Quando o concurseiro entende a importância de conseguir se manter focado na hora que está estudando, até as atividades parecem ficar mais simples. Curioso para saber quais são as táticas? Basta continuar a leitura.
Como melhorar a concentração para estudar?
1) Procure dormir bem todas as noites
Como está o seu sono ultimamente, concurseiro? Você é daquelas pessoas que passam a noite inteira tentando dormir e não conseguem? Caso positivo, tenha muito cuidado com isso. Uma boa noite de sono é um fator preponderante para aumentar a sua concentração no dia seguinte. Quem sofre de insônia, por exemplo, pode estar com a saúde mental prejudicada.
Por isso, procure dormir todas as noites por, pelo menos, sete horas seguidas. Estipule horários regulares para ir para a cama e se levantar, inclusive nos finais de semana. É durante o sono que as memórias se consolidam e a nossa mente descansa, para que se mantenha elástica. Certifique-se de que o seu quarto esteja escuro o suficiente e com a temperatura adequada para dormir. Ademais, o conforto do seu colchão e travesseiro também não podem ser negligenciados.
2) Pausas regulares são necessárias
Outra dica sobre como melhorar a concentração para estudar. Aquele concurseiro que estuda muitas horas ininterruptas, pode chegar ao esgotamento mental bem mais rápido do que imagina. Mesmo que você esteja com a agenda cheia de tarefas diárias, as pausas regulares são fundamentais para se manter mais concentrado nos estudos. Afinal, o nosso cérebro precisa de um tempo para relaxar e assimilar informações novas.
E quando esse intervalo periódico não acontece, pode ficar mais complicado de se concentrar. Os Neurocientistas recomendam que, a cada duas horas de estudos intensos, uma pausa de 15 minutos deverá acontecer. Levante-se da cadeira, dê aquela espreguiçada básica, coma uma fruta, hidrate-se, dê uma volta no quarteirão, escute a sua música preferida, tome um banho morno ou uma xícara de café. Vale tudo para descansar a mente.
3) Evite todo tipo de distração
Pensou em como melhorar a concentração para estudar? Indiscutivelmente, as distrações, especialmente as digitais, são as inimigas número um de qualquer concurseiro. Elas fazem você perder um tempo precioso que poderia estar sendo usado para aprimorar os seus conhecimentos, levam à procrastinação e não agregam nenhum valor na sua rotina de preparação para as provas. Fique bem longe delas.
Mas como fazer isso? Simples. Quando for estudar, deixe o seu celular desligado ou no modo silencioso, desative todas as notificações da sua caixa de e-mails e das redes sociais, certifique-se de que o ambiente não tenha nenhum tipo de poluição visual, trânsito intenso de pessoas ou barulho. Em suma, tudo aquilo que possa desviar a sua atenção precisa ser eliminado, para que a sua concentração se mantenha intacta. O seu foco deve estar 100% nos estudos.
4) Como melhorar a concentração para estudar: Alguns jogos podem ajudar
Você sabia que jogos como Sudoku, Banco Imobiliario, Xadrez, Dama, Quebra-cabeças, Dominó, Tetris, Labirintos ou brincadeiras que exigem uma boa memória, podem aumentar bastante a sua concentração? É verdade, concurseiro. A maioria deles te ajuda a pensar de maneira lógica, aguça o seu foco e turbina a sua memória.
Esses jogos mentais fazem o número de sinapses no cérebro aumentar exponencialmente e deixam o raciocínio mais rápido, o que pode ser de grande valia na hora de estudar. Por isso, pelo menos duas vezes por semana, reserve um tempinho para jogar um dos games citados acima. Com o passar do tempo, você vai perceber uma melhora considerável em sua concentração. Pode apostar.
5) Não faça duas ou mais coisas ao mesmo tempo
A última dica sobre como melhorar a concentração para estudar. Aquele concurseiro que tenta aprender dois ou três assuntos diferentes ao mesmo tempo, com o objetivo de acelerar os estudos, pode deixar a sua mente confusa e cansada. Os especialistas afirmam que ser uma pessoa multitarefas está bem longe de ser algo positivo. Ou seja, realizar duas tarefas que exigem atenção simultânea, pode afetar em cheio o foco de qualquer pessoa.
Dessa forma, mesmo que você tenha várias atividades importantes para fazer no mesmo dia, seja organizado e faça somente uma de cada vez. Só passe para a tarefa seguinte quando finalizar a anterior. Essa tática pode auxiliar o concurseiro a se concentrar ainda mais em suas prioridades, manter uma alta produtividade e, de quebra, um nível satisfatório de aprendizado.