Mesmo que o concurseiro tenha estudado com todo empenho, existem técnicas para chutar na prova de um concurso consideradas infalíveis, já que sempre vai existir uma ou outra questão que vai deixá-lo em dúvida. Por mais que essa estratégia não seja recomendada, já que você vai contar somente com a sorte, muitas vezes, essa é a única opção. Mas até para dar aquele chute em uma alternativa, uma lógica deve ser seguida, para que as suas chances de acerto aumentem expressivamente.
Elaboramos essa matéria que selecionou sete técnicas para chutar na prova de um concurso público que podem minimizar as suas chances de erro. Antes de prosseguir com a leitura, gostaríamos de deixar claro que todos os métodos citados abaixo não são 100% eficazes. A maneira mais segura de conseguir a tão sonhada aprovação é estudar com foco e não contar com a sorte na hora dos “achismos”. Confira.
Técnicas para chutar na prova de um concurso
1) Mantenha a calma
Durante as provas de um disputado concurso público, é normal bater aquele nervosismo, especialmente se você não sabe uma ou outra questão. Caso aquele ponto de interrogação paire sobre a sua mente, respire bem fundo e mantenha o foco.
Se você deixar a ansiedade tomar conta, não vai conseguir se concentrar para chutar a resposta que achar mais condizente. Lembre-se de que ainda existem diversas outras questões que devem ser respondidas. Por isso, relaxe, concurseiro.
2) Deixe para chutar no fim da prova
Outra das técnicas para chutar na prova de um concurso público. Está em dúvida sobre uma, duas ou mais questões, concurseiro? Recomendamos deixá-las para o fim da prova. É essencial que você mantenha o seu foco naquelas que você sabe, pois elas é que vão somar pontos no final. Por isso, mantenha-se concentrado nelas.
Só quando você acabar de responder todas as questões de que tem total certeza, é que pode retornar para aquelas que não sabe ao certo. Afinal de contas, o concurseiro que vai chutar não deve ficar gastando a sua energia mental ou perdendo tempo esperando que a resposta certa apareça, como em um passe de mágica.
3) Técnicas para chutar na prova de um concurso: Atenção ao enunciado
Muitas vezes, o próprio enunciado da questão pode auxiliar o concurseiro a chutar a resposta certa. Existem “pegadinhas” da banca examinadora que induzem o candidato a errar por pura falta de atenção. Você precisa ler com bastante calma o enunciado e tentar encontrar detalhes específicos em cada alternativa.
Após interpretar corretamente o enunciado, comece um processo de eliminação das alternativas consideradas erradas no seu ponto de vista. Por exemplo, se de quatro prováveis respostas, o concurseiro eliminar duas, ele tem 50% de chance de chutar na opção certa, entende?
4) Tenha cuidado com a primeira alternativa da prova
Pensou nas técnicas para chutar na prova de um concurso público? Muitas vezes, a primeira alternativa nos parece ser a correta. O concurseiro, que já se encontra em uma situação estressante por não saber a resposta certa, acaba acreditando que aquela é a opção exata e assinala a mesma, sem ao menos checar as outras.
O problema é que essa atitude é um erro crasso, já que a primeira opção pode trazer alguma informação que a torna errada. Dessa maneira, o concurseiro que sempre acha que a letra A da prova é a correta, precisa ser prudente e ler todas as outras. Somente assim é possível ter noção da alternativa que seja mais condizente com o enunciado.
5) Semelhança das alternativas
Se você está decidido que vai chutar uma ou outra questão na prova de concursos públicos, precisa estar atento para as semelhanças das alternativas disponíveis. Muitas vezes, elas acabam confundindo o concurseiro. Um detalhe específico pode diferenciar a resposta certa das erradas.
Esse truque é bastante comum nas provas de Matemática que exigem raciocínio lógico. Por isso, reforçamos a necessidade de analisar minuciosamente todas as opções, já que a diferença costuma ser mínima. Toda atenção é fundamental.
6) Técnicas para chutar na prova de um concurso: Atenção para as repetições
Outro detalhe importante que o concurseiro precisa ficar atento, caso decida chutar na prova, são as repetições. Dependendo do enunciado, determinadas palavras podem aparecer em duas ou três alternativas. E isso pode reduzir as chances de erro do candidato.
Se uma palavra se repete mais do que outras pode ser um indicativo de que ela faz parte da resposta certa. Por isso, mantenha o foco nela e tente relacioná-la com outros elementos do enunciado da questão, de acordo com os seus conhecimentos.
7) Palavras generalistas
A última das técnicas para chutar na prova de um concurso público. Em algumas alternativas, o candidato pode contar com a ajuda de determinadas palavras consideradas generalistas, para encontrar a resposta certa.
Expressões como “jamais”, “nunca”, “sempre” ou “somente”, podem constar em muitas alternativas de resposta. A questão é que, na maioria das vezes, elas são incorretas. Então, o concurseiro que não faz a mínima ideia sobre o que está sendo pedido, precisa eliminar essas palavras.