Os profissionais da área de Tecnologia que estão em busca de novas oportunidades de carreira devem ficar atentos ao prazo para participar do concurso público do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
O edital 01/2023 disponibiliza um total de 602 vagas para o cargo de Analista, com especialização em Tecnologias. Os profissionais selecionados desempenharão atividades voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas destinadas ao governo, englobando a elaboração de projetos, realização de estudos e pesquisas aplicadas à Empresa Federal dentro de sua área de atuação.
As inscrições para o concurso iniciaram no último dia 24 de abril e encerrarão em breve, no dia 2 de junho. A prova está agendada para o dia 23 de julho de 2023. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Além disso, é importante destacar que serão reservadas 121 vagas para pessoas com deficiência, enquanto outras 120 vagas serão exclusivas para candidatos autodeclarados negros.
Quais são os requisitos para participar do concurso SERPRO 2023?
Para se inscrever neste concurso, é necessário possuir graduação na área de Tecnologia ou qualquer outro curso superior, desde que seja acompanhado por um curso de pós-graduação nesta área, com carga horária mínima de 360 horas.
O salário inicial para o cargo de Analista é de R$ 9.025,73 para uma jornada semanal de 40 horas. Além disso, o SERPRO oferece uma variedade de benefícios, como:
- Auxílio-alimentação;
- Auxílio-creche;
- Auxílio-transporte;
- Auxílio para filhos com deficiência;
- Plano de saúde;
- Plano odontológico;
- Plano de previdência complementar;
- Participação nos lucros e resultados;
- Acesso a programas de Educação Corporativa;
- Oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
Os candidatos aprovados no concurso serão alocados em uma das seguintes cidades:
- Belo Horizonte, MG;
- Belém, PA;
- Brasília, DF;
- Curitiba, PR;
- Florianópolis, SC;
- Fortaleza, CE;
- Porto Alegre, RS;
- Recife, PE;
- Salvador, BA;
- Rio de Janeiro, RJ;
- São Paulo, SP.
Quais são as etapas de avaliação do certame?
1ª Etapa: prova objetiva
O concurso SERPRO será dividido em duas etapas de avaliação: provas objetivas e de conhecimentos aplicados. As provas objetivas, que acontecerão no dia 23 de julho de 2023, no período da tarde, serão eliminatórias e classificatórias, com uma duração de 3 horas e 30 minutos. O exame será composto por um total de 120 questões que abrangem diversas áreas de conhecimento, tais como:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Noções de Estatística/Probabilidade;
- Raciocínio Lógico;
- Legislação sobre privacidade e proteção de dados pessoais;
- Conhecimentos Específicos sobre tecnologia, segurança da informação, engenharia de software, arquitetura, nuvem e tópicos avançados.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19h do dia 25 de julho, e os resultados serão disponibilizados no site do Cebraspe em 16 de agosto.
2ª Etapa: prova de conhecimentos aplicados
A segunda fase do concurso consiste na prova de conhecimentos aplicados, programada para ocorrer nos dias 26 e 27 de agosto. Nessa etapa, será avaliado o conhecimento e domínio da linguagem de programação utilizada no desenvolvimento da solução, incluindo aspectos como sintaxe e boas práticas de programação, como o Clean Code. Essa prova também possui caráter eliminatório e classificatório.
Após a conclusão do processo seletivo, os aprovados serão convocados para nomeação conforme a ordem de classificação, respeitando as vagas destinadas às cotas. Essas nomeações serão realizadas dentro do período de validade do concurso, que pode ser prorrogado por até 4 anos.
Como se inscrever no concurso SERPRO?
Para participar do concurso SERPRO 2023, os interessados devem acessar o site da organizadora, o Cebraspe, até às 18h do dia 2 de junho de 2023. A taxa de inscrição custa R$ 100,00.
Vale lembrar que os candidatos que estão inscritos no Cadastro Único do governo federal ou que são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, no período de 24 de abril a 2 de junho.