Você já se confundiu na hora de escrever comprimento ou cumprimento? Essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas têm significados diferentes e, portanto, devem ser usadas em situações distintas.
Mas, não se preocupe. Fizemos um guia explicativo para você aprender a usá-las corretamente e não errar mais. Confira a seguir.
Por que confundimos comprimento e cumprimento?
Essa confusão é muito comum, pois estas palavras são parônimas, ou seja, têm som e grafia semelhantes, mas significados diferentes.
Nesse sentido, cumprimento pode ser uma saudação ou elogio, ou ainda uma conjugação do verbo cumprimentar, enquanto comprimento é uma medida de tamanho.
Outros exemplos de parônimos são absorver/absolver, aferir/auferir, cavaleiro/cavalheiro, discriminar/descriminar, fluvial/pluvial, imergir/emergir, infligir/infringir, ratificar/retificar, tráfego/tráfico, etc.
O que é comprimento?
Comprimento, com o na primeira sílaba, se refere a uma medida de distância entre dois pontos. É uma grandeza física que pode ser expressa em diferentes unidades, sendo a mais comum o metro (m).
O comprimento também pode se referir à extensão de um objeto, como o comprimento de uma linha, de uma corda, de uma caixa, de um cabelo, etc.
Além disso, pode variar conforme a direção e o referencial escolhidos, podendo ser horizontal, vertical ou diagonal.
Essa medida também pode ser usada para indicar a duração de algo, como o comprimento de um filme, de uma música, de um texto, etc.
Nesse caso, o comprimento é medido em unidades de tempo, como horas, minutos ou segundos. Veja alguns exemplos:
- O comprimento do meu cabelo é de 50 centímetros.
- O comprimento da ponte é de 2 quilômetros.
- O comprimento do filme é de 3 horas.
O que é cumprimento?
Cumprimento pode ter dois significados diferentes, dependendo do contexto. Um deles é a ação de cumprir algo, ou seja, de executar, realizar, obedecer ou completar alguma coisa. Por exemplo:
- Ele recebeu uma multa por não cumprir as leis de trânsito.
- Ela cumpriu sua promessa de voltar para casa.
- O projeto foi cumprido no prazo estipulado.
O outro significado é a ação de cumprimentar alguém, ou seja, de saudar, elogiar, parabenizar ou demonstrar consideração por outra pessoa. Por exemplo:
- Ele me deu um abraço de cumprimento quando me viu.
- Ela recebeu muitos cumprimentos pelo seu aniversário.
- Ele fez um gesto de cumprimento quando passei.
Cumprimento se escreve com “u” e não deve ser confundido com comprimento, que se escreve com o e significa o tamanho ou a extensão de algo.
Como usar o termo cumprimento do verbo cumprimentar?
Por fim, também usamos “cumprimento” para conjugar o verbo cumprimentar na 1.ª pessoa do singular do tempo presente do modo indicativo.
Esse verbo significa o ato de fazer cumprimentos e saudações, além de fazer elogios. Todas as formas conjugadas do verbo cumprimentar devem ser escritas com u na primeira sílaba, confira:
- (Eu) cumprimento;
- (Tu) cumprimentas;
- (Ele) cumprimenta;
- (Nós) cumprimentamos;
- (Vós) cumprimentais;
- (Eles) cumprimentam.
Veja alguns exemplos:
- “Eu cumprimento os meus vizinhos todas as manhãs.”
- “Eu cumprimento o meu tio com respeito e gratidão.”
- “Eu cumprimento os meus amigos com um abraço apertado.”
- “Eu cumprimento os meus alunos com entusiasmo e motivação.”
- “Eu cumprimento os meus pais com amor e ternura.”
- “Eu cumprimento os meus leitores com uma mensagem de boas-vindas.”
- “Eu cumprimento os meus ídolos com admiração e emoção.”