A linguagem dos cães é muito ampla, pois com ela eles interagem com outros animais, conosco, com o ambiente que os cerca e transmitem o que sentem a cada momento. Existem sinais e comportamentos comuns a todos os cachorros que podemos facilmente interpretar, mas colocar-se no lugar dele é fundamental para entender o que há de errado com ele ou o que ele quer nos dizer. Veja alguns exemplos a seguir.
7 comportamentos comuns de cachorro e o que significam
1. Abanar o rabo
Um dos comportamentos caninos mais conhecidos é o abanar o rabo. Embora muitas pessoas suponham que um rabo abanando sempre significa um cachorro feliz, isso não é necessariamente verdade.
Isso também pode indicar medo, ansiedade ou agressão. A chave é observar o resto da linguagem corporal do seu cão. Se as orelhas estiverem relaxadas e o corpo solto, é provável que ele se sinta feliz e relaxado. No entanto, se suas orelhas estiverem para trás e seu corpo estiver tenso, eles podem estar se sentindo nervosos ou com medo.
2. Lamber
Os cães lambem por vários motivos, inclusive para demonstrar afeto, para explorar o ambiente ou para se comunicar com outros cães. Se o seu cachorro está lambendo você, provavelmente é um sinal de afeto. No entanto, se ele estiver se lambendo ou lambendo excessivamente objetos em sua casa, isso pode ser um sinal de ansiedade ou tédio.
3. Morder
Os cachorros são conhecidos por mastigar tudo e qualquer coisa que possam colocar na boca. Embora esse comportamento possa ser frustrante para os donos, na verdade é um instinto natural dos cães.
Morder os ajuda a aliviar o estresse, manter os dentes limpos e satisfazer seu desejo natural de mastigar. Para evitar a mastigação destrutiva, é importante fornecer ao seu cão muitos brinquedos para mastigar e supervisioná-lo quando estiver brincando com algo novo.
4. Latir
O latido é um jeito natural dos cães se comunicarem. Embora o latido excessivo possa ser um incômodo, é importante lembrar que seu cão está tentando comunicar algo a você. Eles podem estar se sentindo ansiosos, entediados ou protegendo seu território. Ao entender o que desencadeia o latido do seu cão, você pode trabalhar para resolver a causa subjacente.
5. Pular
Pular é um comportamento comum em cães, principalmente quando estão ansiosos para ver seus donos ou conhecer novas pessoas. Embora possa parecer inofensivo, pular pode ser perigoso, especialmente em crianças pequenas ou idosos. Para desencorajar o salto, é importante ensinar ao seu cão comportamentos alternativos, como sentar ou deitar, e recompensá-lo pelo bom comportamento.
6. Cavar
Cavar é outro comportamento natural em cães e pode ser difícil de prevenir totalmente. Os cães cavam por várias razões, inclusive para enterrar comida ou brinquedos, criar um local fresco para se deitar ou simplesmente por tédio.
Para evitar escavação excessiva, é importante fornecer ao seu cão bastante exercício e estimulação mental. Você também pode designar uma área específica do seu quintal para cavar e encorajar seu cão a usar esse espaço.
7. Deitar de barriga para cima
Por fim, o fato de seu cão deitar de barriga para cima significa que ele se sente seguro, confiante ou também pode significar submissão. Em suma, é um claro sinal de calma.
Fique atento aos comportamentos repetitivos nos cães
Obsessões e comportamentos repetitivos são muito comuns em cães, especialmente os que foram adotados e, pior de tudo, nem sempre é fácil identificá-los. Comportamentos obsessivos podem passar despercebidos por seus novos donos ou serem considerados hábitos agradáveis e até engraçados.
Entre os motivos mais frequentes está a vivência de uma experiência negativa. Em filhotes, é comum observar ansiedade de separação após o desmame. Também é observada em cães que foram repentinamente separados de seus donos, seja por abandono, morte ou perda involuntária.
Desse modo, quando os expomos a uma nova situação sem o devido preparo, é normal que se sintam inseguros e reajam negativamente. Se insistirmos, estaremos predispondo-os a um medo irracional.
No entanto, nem todos os tipos de medo são preocupantes. Muitos comportamentos habituais em nossos amigos peludos são bastante normais, como fugir de barulhos altos. Portanto, se notar qualquer movimento obsessivo ou anormal no seu pet, busque ajuda de um veterinário.