Quando falamos em marketing pessoal, estamos nos referindo a meios de promover a autoimagem de maneira positiva. Dessa maneira, o profissional ganha respeitabilidade no ambiente de trabalho e, de quebra, consegue explorar suas qualidades com mais profundidade.
Assim como o marketing conta com estratégias para vender produtos e serviços, a ferramenta, quando voltada para o pessoal, ajuda a criar uma “assinatura” do indivíduo no aspecto profissional. Basta pensar que, aqui, o produto em venda é a sua capacidade de trabalho.
Por que o marketing pessoal é importante?
Profissionais que buscam ter seu trabalho reconhecido se beneficiam demais das técnicas de marketing pessoal, inclusive na hora de receber promoções ou negociar com supervisores e/ou clientes.
Aprender a respeito do tema é uma forma de lidar melhor com a rotina de trabalho e, inclusive, com os eventuais entraves da profissão.
Quem é que não conhece uma pessoa que é famosa por ser muito boa em sua área de atuação? É para ter essa respeitabilidade e, por consequência, essa “fama”, que o marketing pessoal é importante.
Como fazer seu marketing pessoal?
Para criar uma boa imagem da sua vida profissional, independentemente de qual seja o seu setor de atuação, é importante seguir algumas dicas básicas. Confira:
Cuide da sua aparência
Sua aparência é o seu cartão de visitas, por isso é fundamental não andar desleixado pelo escritório nem pecar na hora de escolher a roupa para usar. Adeque-se ao padrão da sua empresa em termos visuais e comportamentais, cuide da higiene básica, use o vocabulário devido e treine suas habilidades de comunicação.
Seja prestativo
O bom profissional é aquele que age de forma prestativa com os demais colegas de trabalho, sejam superiores ou não. Ofereça-se para ajudar, quando for preciso, mostre boa vontade e seja uma pessoa gentil e educada.
Pense no coletivo
Nada de focar apenas nas suas metas, nos seus prazos e nas suas obrigações. Para ter uma boa imagem dentro da empresa na qual você trabalha, é importante olhar além do próprio umbigo e pensar no coletivo.
Se um colega da equipe ficou doente e não teve como ir ao trabalho, por exemplo, você pode se oferecer para dar uma ajuda extra, mesmo que isso não seja exatamente a sua obrigação.
Faça um bom uso das redes sociais
É claro que você pode compartilhar os memes mais divertidos do momento ou dar a sua opinião política nas redes sociais, afinal essas plataformas são pessoais e dizem respeito apenas a você.
Ainda assim, é importante ter tato. Publicações ofensivas, de baixo calão ou preconceituosas, por exemplo, são erradas por diversos motivos e podem pegar mal para a sua imagem. É preciso lembrar, também, que essas plataformas devem ser utilizadas no seu tempo livre e não durante o horário de expediente, hein.
Fuja das fofocas
Uma fofoca de vez em quando pode ser algo divertido, mas, quando falamos em ambiente profissional, é preciso evitar ao máximo fazer comentários a respeito da vida pessoal dos colegas.
Mesmo que a história seja muito curiosa, lembre-se sempre de que, em ambiente profissional, é preciso manter o respeito à vida privada de todas as pessoas.
Valorize a sua área
Isso significa participar de eventos, palestras, cursos e outras programações do seu setor. Assim, você demonstra que é um profissional atualizado e em busca de crescimento individual.
Sempre que possível, elabore textos interessantes a respeito desses eventos e publique-os nas redes sociais. Cada uma dessas publicações ajudará a criar um bom perfil profissional.
Viu só como não é difícil colocar alguns conceitos de marketing pessoal à favor da sua vida profissional? Agora é só se lembrar dessas dicas e mandar bem no escritório.