Ter um pneu furado pode ser uma situação extremamente desagradável para qualquer motorista. Além disso, não saber como trocar o pneu furado pode ser ainda mais desconcertante, visto que ficar de mãos atadas em momentos e lugares inesperados pode se tornar um problema muito maior do que já é. Para evitar entrar em uma fria como essa, saber trocar um pneu é uma habilidade que qualquer cidadão deve ter.
Mesmo que o procedimento pareça difícil, seguir o passo a passo pode garantir uma troca de sucesso em qualquer caso. Portanto, confira abaixo algumas instruções para resolver o problema e nunca mais sofra caso acabe em uma situação semelhante.
Como trocar um pneu furado? Passo a passo
Antes mesmo de começar o processo, é importante que o motorista se certifique de que seu carro está estacionado em um local seguro e plano, com o motor desligado e o freio de mão acionado.
Todos os ocupantes do veículo devem aguardar do lado de fora, e qualquer bagagem do porta-malas deve ser retirada, para aliviar o peso do veículo. Já quanto ao estepe que será utilizado, existem basicamente dois tipos: os convencionais, com a mesma largura dos demais, e os temporários, mais compactos, com restrição de velocidade máxima.
1. Ligue o pisca-alerta e utilize o triângulo de sinalização
O pisca-alerta e a sinalização com o triângulo de emergência são obrigatórios caso seja necessário parar o veículo em uma via, por falha mecânica, pneu furado ou outros motivos. O triângulo deve estar posicionado a pelo menos 30 metros de distância do carro, e pode ser encontrado junto de outras ferramentas obrigatórias, como o macaco e chave de roda.
2. Pegue o estepe e as ferramentas necessárias
Primeiramente, localize e retire o estepe de dentro do veículo. Em geral, sua fixação é feita com um parafuso do tipo borboleta, e para removê-lo, basta girar em sentido anti-horário. Já o pneu sobressalente fica debaixo do assoalho do porta-malas, ou na parte externa do veículo.
3. Coloque calços nos pneus
Para garantir a segurança, é preciso utilizar calços na roda diagonalmente oposta à do pneu furado. Isso evita a rolagem involuntária do veículo. Para fazer a caução de emergência, utilize pedras ou tijolos.
4. Afrouxe as porcas do pneu furado
Antes mesmo de erguer o veículo com o macaco, lembre-se de afrouxar as porcas de fixação do pneu que será substituído. Isso pode ser feito com a chave de roda, removendo o aperto em cerca de uma volta no sentido contrário. Não as remova por completo.
Logo depois, posicione o estepe próximo do pneu furado, com o lado externo da roda para cima.
5. Utilize o macaco
O macaco deve estar posicionado no local mais próximo do pneu furado. O local exato de encaixe costuma ser indicado por uma seta no assoalho da carroceria do carro, mas caso não a encontre, consulte no manual do veículo. Lembre-se de jamais apoiar o macaco em acabamentos de plástico ou superfícies instáveis, e utilize a versão original que vem com o veículo, pois ela é dimensionada para suportar o peso ideal.
Após localizar o encaixe, gire a extremidade do suporte do macaco no sentido horário, de modo que a parte superior encaixe no entalhe ideal. A partir de então, utilize a barra da haste e a chave de roda para fazer a alavanca erguer o veículo. Suba o carro até que o pneu furado esteja totalmente suspenso, permitindo espaço o suficiente para instalar o estepe.
6. Remova o pneu
No momento em que o veículo estiver no alto, remova as porcas e parafusos de fixação com a chave de roda, retirando o pneu e posicionando-o embaixo do carro. Isso pode evitar acidentes caso o macaco falhe.
7. Instale o estepe
Antes de instalar o estepe, certifique-se que a superfície de montagem está limpa, ou seja, que não há nenhum elemento estranho no cubo de roda. Encaixe o estepe no cubo, e parafuse as porcas até que elas toquem as bordas em torno do orifício de fixação. Não aperte as porcas totalmente com o veículo suspenso, pois o macaco pode ceder e provocar acidentes.
8. Abaixe o veículo e faça o último aperto
Logo depois, desça o carro com o macaco até que todas as rodas estejam apoiadas no solo. Agora, será necessário fazer o aperto final das porcas, em uma sequência de cruz. Realize o aperto cruzado três vezes consecutivas, consultando o manual do veículo para entender o torque correto. Por fim, guarde o pneu furado e todas as ferramentas no alojamento original do estepe.
É importante ter em mente que o estepe só deve ser utilizado em casos de emergência. Assim, o quanto antes, procure um borracheiro ou uma oficina para realizar o reparo do pneu furado.