Como ter mais inteligência emocional? Conheça 10 dicas

Todo concurseiro precisa saber como ter mais inteligência emocional no dia a dia, para que as chances de aprovação em um certame sejam bem maiores.

Você sabe como ter mais inteligência emocional, concurseiro? Essa habilidade é fundamental para conseguirmos gerir a nossa vida com mais assertividade e alcançarmos os nossos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Afinal de contas, as nossas emoções tanto podem nos ajudar em nossas conquistas, quanto colocar tudo a perder.

Essa matéria selecionou 10 dicas sobre como ter mais inteligência emocional que precisam ser consideradas pelo concurseiro que deseja ser aprovado em um certame. Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura e deixe o sonho de começar uma carreira pública mais perto.

Como ter mais inteligência emocional?

1 – Tenha empatia

Leia também

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa diante de uma situação desfavorável do cotidiano, sempre procurando compreender as suas emoções e sentimentos. O concurseiro empático pode ter uma convivência bem mais harmoniosa com os demais ao seu redor, no dia a dia.

2 – Saiba lidar com as emoções negativas

Outra dica sobre como ter mais inteligência emocional. Vez ou outra, os pensamentos negativos podem dar as caras em nossa mente e tirar o nosso sossego, certo? Mas o concurseiro precisa aprender a lidar com eles e não deixar que lhe dominem. Mesmo que não seja fácil esse processo, encarar a negatividade e não sucumbir a ela é essencial para ter um bom controle das emoções.

3 – Conheça os sinais que o seu corpo dá

O concurseiro precisa estar a par dos sinais que o seu corpo emite, principalmente diante de situações estressantes ou desfavoráveis do cotidiano. Saber quando chegamos no limite físico ou mental, é primordial para não deixarmos as nossas emoções nos dominar, o que pode causar conflitos.

4 – Saiba gerenciar a ansiedade e o estresse

Pensou em dicas sobre como ter mais inteligência emocional? Por mais que o concurseiro esteja ávido pela sua aprovação no concurso, ele precisa saber gerenciar a ansiedade e o estresse, no dia a dia. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, uma gestão eficiente de ambos pode evitar muitos problemas relacionados à convivência em sociedade. Afinal, ninguém suporta viver ao lado de alguém estressado e ansioso.

5 – Respeite os seus limites

O concurseiro precisa respeitar os seus limites físico e mental, e não extrapolá-los em nenhuma hipótese. Por mais que você esteja estudando para as provas de um disputado concurso público, lembre-se de que é um ser humano com emoções e sentimentos, e não uma máquina.

6 – Não julgue precipitadamente

Essa também é outra das dicas sobre como ter mais inteligência emocional. Antes do concurseiro tecer uma crítica sobre qualquer situação, ele precisa analisá-la de maneira totalmente imparcial. Julgar precipitadamente pode afetar erroneamente as nossas emoções e nos levar a tomar atitudes equivocadas.

7 – Pense antes de reagir

Antes de tomar qualquer atitude em relação a algo, o concurseiro precisa pensar muito antes. Analisar os dois lados da moeda é primordial para se tomar uma decisão sensata e inteligente. Agir por impulso pode te fazer perder a razão e deixa o convívio em sociedade ainda mais difícil. Não seja impulsivo, combinado?

8 – Treine seu cérebro

Pode até não ser fácil essa dica, mas o concurseiro precisa treinar o seu cérebro para controlar as suas emoções no dia a dia. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, por isso, não deixe a sua mente falar mais alto em situações desfavoráveis. Faça ela te obedecer e não o contrário, fechado?

9 – Exercite o seu autoconhecimento

Quanto maior for o nível de autoconhecimento do concurseiro, maior poderá ser o seu controle emocional em situações estressantes. Quando conhecemos bem as nossas virtudes e fraquezas, conseguimos gerir as nossas emoções com mais eficiência. E isso se traduz em um convívio mais harmônico com os outros.

10 – Aceite os feedbacks negativos

A última das dicas sobre como ter mais inteligência emocional. O concurseiro precisa aceitar os feedbacks negativos que receber com naturalidade. Lembre-se de que as críticas (por mais destrutivas que sejam) servem de aprendizado. Por isso, jamais reaja instintivamente quando alguém lhe criticar. Ao contrário, sorria, agradeça e procure sempre melhorar.