Como superar o fim de um relacionamento de forma saudável: veja 3 dicas

Relações amorosas começam e terminam todos os dias; aprenda a lidar com o fim de forma leve e sem sofrimento.

Quando duas pessoas se apaixonam, a razão é deixada de lado e a emoção toma conta. No começo do namoro, os pombinhos tendem a acreditar que o relacionamento será eterno, mas nem sempre isso é verdade, não é mesmo? Depois de algum tempo, e especialmente quando há diferenças nos valores e objetivos de vida, a relação pode chegar ao fim.

continua depois da publicidade

Nessas situações, é comum que algumas pessoas desmoronem emocionalmente e tenham a sensação de que jamais serão felizes novamente ou encontrarão um parceiro bacana para chamar de mozão.

Ainda que esses sentimentos de tristeza e luto sejam esperados e comuns, é preciso cuidar para que o fim de um relacionamento não atrapalhe outros aspectos da vida, como o profissional e a relação com os amigos.

Leia também

Para ajudar você a seguir em frente sem tanta dificuldade, separamos algumas dicas valiosas e que vão permitir que você vivencie esse luto de forma saudável, madura e honesta. Confira a seguir:

continua depois da publicidade

Como superar o fim de uma relação

Foque em você

Isso significa que, agora que o relacionamento acabou, você pode usar seu tempo e sua energia para coisas que são do seu interesse. Sempre quis pintar, mas nunca fez aulas? Então por que não começar agora? Você é do tipo que ama cozinhar? Então mergulhe nas suas receitas favoritas.

É claro que as lembranças da relação aparecerão em sua mente de tempos em tempos. Quando isso acontecer, permita-se sentir saudade ou tristeza, se for o caso, mas, depois de um tempo, volte a focar em seus projetos individuais e em suas prioridades.

Aproveite também para cuidar melhor do corpo e fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, dormir bem, tomar bastante água e, claro, fazer terapia, se achar necessário.

continua depois da publicidade

Não apresse o processo

O fim de um relacionamento é um tipo de luto, e o luto é um processo lento e doloroso. Por isso, não tente acelerar as coisas. Isso significa, por exemplo, que não é uma boa ideia ir para a balada e tentar ficar com várias pessoas para superar o ex. Na teoria, a lógica pode até fazer sentido, mas na prática não é assim que as coisas funcionam.

Lembre-se de que os primeiros dias depois do término são os mais difíceis, mas, depois de um tempo, as coisas voltam ao seu lugar e a vida começa a ficar bonita de novo.

Conte com os amigos

Ter amigos verdadeiros por perto é fundamental para que possamos superar momentos difíceis. Por isso, convide seus amigos para uma sessão de cinema na sua casa, faça um pote cheio de pipoca e aproveite esse tempo juntos para relaxar e distrair a mente — se puder, escolha filmes que não tenham a ver com romance e afins.

continua depois da publicidade

Se ficou triste no dia do aniversário do ex, por exemplo, ligue para aquele amigo querido e desabafe. É importante colocar para fora tudo aquilo que nos faz mal, até mesmo porque a sensação que fica depois é a de alívio.

Lembre-se de que tudo vai passar, inclusive a sensação de vazio e de estranhamento, algo típico quando terminamos relacionamentos longos.

Se estiver muito difícil e se o término acabar prejudicando a sua vida como um todo, ao ponto de você não querer sair de casa ou voltar para o trabalho, por exemplo, não hesite em buscar ajuda psicológica.

Leia também

Concursos em sua
cidade