A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes do recrutamento de novos talentos nas companhias, pois corresponde à etapa em que o recrutador está conhecendo o candidato, para além do currículo e cartas de recomendação. Sendo assim, é importante se preparar para essa etapa, e existem 3 dicas que podem te ajudar a se destacar nesse processo.
Ao longo da entrevista, o principal objetivo será conhecer você como profissional e pessoa, analisando a sua personalidade, comportamentos, respostas e conhecimentos dentro da área de atuação. Como o momento de contato humano, é importante chamar a atenção e mostrar o seu potencial, demonstrando empolgação com a companhia e apresentando mais informações sobre as suas experiências.
3 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego
1) Pesquise informações sobre a empresa
Antes da entrevista, faça a sua tarefa de casa. Pesquise na internet e nas redes sociais profissionais como o LinkedIn por informações sobre a empresa, desde a cultura organizacional até os aspectos institucionais de missão, visão e valores. Mais ainda, conheça os projetos que foram realizados, quais são as parcerias de destaque e os momentos relevantes na história da companhia.
Com essas informações você consegue identificar qual é a linguagem utilizada pela empresa, quais são os objetivos e planos futuros, de qual forma você pode agregar nesse processo e como trabalham as equipes dentro da hierarquia. Se possível, pesquise mais sobre os funcionários, quais são as publicações realizadas recentemente e aprofunde o seu estudo para levantar o máximo de dados possíveis.
No momento da entrevista, você pode utilizar o que aprendeu para demonstrar o seu conhecimento sobre a empresa, citando exemplos de ações da empresa, casos de sucesso que encontrou ou até tratando as equipes pelo nome utilizado dentro da companhia. Além de apresentar interesse e preparo, esse tipo de pesquisa pode ser um diferencial para os recrutadores.
2) Revise o anúncio da vaga
Os anúncios de vagas são ricos em informações que você precisa saber sobre o processo seletivo, desde as atribuições e qualificações exigidas até o cotidiano dentro da equipe, quais são as pessoas com as quais você irá trabalhar e o que a companhia espera de você. Ter esse conhecimento em mãos antes da entrevista é importante para enriquecer o seu diálogo com o recrutador.
Com essa leitura é possível identificar qual é o perfil de profissional esperado pelo recrutador, e adequar-se a essas expectativas. Nesse ponto, não se trata de fingir ou atuar dentro de um personagem, mas ser flexível e se adaptar aos parâmetros esperados pela empresa, pois as chances de obter sucesso no recrutamento são maiores.
A partir do anúncio da vaga pode-se obter uma perspectiva de quais são as perguntas que serão realizadas pelo recrutador, facilitando a preparação. Se necessário, revise também as informações enviadas para a empresa para não ser pego de surpresa nas perguntas. Fique atento às experiências selecionadas no currículo, pois são de grande importância para conhecer o seu perfil profissional.
3) Estude para a entrevista
No geral, existem algumas perguntas comuns que são feitas para os profissionais nas entrevistas de emprego, principalmente na identificação do perfil do candidato. Com base nisso, pode-se preparar respostas prévias e evitar ser pego de surpresa, ou então não saber como responder ao que o recrutador está questionando.
Nesse contexto, prepare-se para questionamentos como:
- Como você pode contribuir para a empresa?
- Qual é a sua pretensão salarial?
- Quais são seus pontos fortes? E os pontos fracos?
- Onde você espera chegar daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos?
- O que mais te chama atenção nessa vaga?
- Como você trabalha em equipe? E individualmente?
- Pode descrever um bom exemplo de liderança?
- Qual foi a sua maior conquista?
Acima de tudo, ter respostas mais gerais ou mais específicas para esses questionamentos mostra preparo para os recrutadores. Além disso, permite que você transmita autoconhecimento e domínio de comunicação interpessoal, assim como outros valores corporativos importantes, como a flexibilidade, perspectiva de futuro, planejamento e organização.