O mercado de trabalho está em constante movimento e transformação, principalmente em decorrência do advento das tecnologias, mudanças sociais e alterações na forma com que as pessoas consomem produtos e serviços. Por causa disso, existem algumas profissões que são menos valorizadas no Brasil. Para não serem tirados do mercado e se manterem competitivos, os profissionais precisam se atualizar constantemente.
A desvalorização das carreiras também é influenciada pela redução das equipes dentro das organizações, falta de reajuste nos salários, ausência de políticas de crescimento e planos de carreira, falta de atualização de benefícios e muito mais. Portanto, é importante se preparar para continuar sendo um profissional necessário dentro do seu ambiente de trabalho.
Como se manter competitivo ao mercado de trabalho?
1) Não deixe de se atualizar
Mantenha os conhecimentos em dia investindo em cursos livres, formações de férias, pós-graduações, especializações, Mestrados, Doutorados e até uma nova graduação em áreas emergentes. O mais importante é procurar se atualizar em todas as oportunidades, pois isso demonstra uma preocupação com sua carreira e te mantém competitivo no mercado de trabalho.
Assim, pode-se identificar campos que estão precisando de mais atenção e investir em se desenvolver para esse setor. Assim, o profissional consegue se proteger das mudanças no mercado de trabalho, extinção de certas carreiras e problemas relacionados à remuneração.
2) Mantenha uma rede de contatos
O network é uma das principais armas de um bom profissional, pois uma rede de contatos recíproca e ativa garante que você está conectado com colegas de profissão. Portanto, aproveite as chances de conversar com seus companheiros, convide-os para um happy hour descontraído e não seja esquecido por eles enquanto desenvolve a sua carreira.
Caso seja mais fácil, considere utilizar as redes sociais e plataformas digitais para manter essa comunicação em dia. Envie e-mails, mensagens pelo LinkedIn ou WhatsApp e até opte por ligações, porque o principal aqui é manter essas relações a longo prazo.
3) Participe dos eventos na área
Congressos, palestras, oficinas, workshops, simpósios e até simples rodas de conversa são locais para construir uma rede de contatos mais ampla, aprofundar os laços existentes e identificar as oportunidades de crescimento no mercado de trabalho. Por meio da presença nesses espaços, você garante que está sendo visto, e assim será lembrado por colegas e recrutadores.
Ademais, participar desses eventos permite que você aprenda com profissionais mais especializados sobre as novas tendências, quais são as mudanças em curso e como você pode se destacar nesse oceano de possibilidades.
4) Trabalhe nas suas habilidades
Desenvolver as habilidades socioemocionais e as técnicas, conhecidas como soft skills e hard skills, é fundamental para se manter competitivo no mercado de trabalho. Mais do que fugir das profissões menos valorizadas no Brasil, essa é uma maneira de se atualizar constantemente como pessoa e profissional.
Esse processo também é um exercício de autoconhecimento, pois a aprendizagem permite que você entre em contato com os seus pontos fortes e fracos para depois trabalhar em cada um deles. Por meio dessa prática, pode-se agir de maneira estratégica e desenvolver um plano de ação para a própria carreira.
5) Aceite os desafios
Participar de novos projetos garante que o seu currículo e portfólio estarão sempre atualizados, mas também é uma forma de sair da zona de conforto para entrar em um espaço de crescimento. Para evoluir, é necessário aliar a teoria com a prática, especialmente a vivência no mercado de trabalho.
Esteja atento aos trabalhos voluntários, projetos assistenciais, laboratórios de desenvolvimento profissional e até atividades relacionadas à educação ou formação de novos trabalhadores. Ao tomar iniciativa para fazer parte desses movimentos, você consegue adquirir informações valiosas para a sua carreira.