Se você já se pegou atormentado por uma dúvida da Língua Portuguesa na hora de escrever algum texto, falar com o chefe ou mandar aquela mensagem importante, não se sinta menos inteligente por isso. É que, como o nosso idioma é composto por muitas regras gramaticais, é difícil conhecermos todas elas, sendo comum termos dúvida e encontrarmos pessoas que compartilham da mesma dificuldade.
Tanto assim o é que há dúvidas do Português que são consideradas uma unanimidade, ou seja, aquelas que todo mundo tem. Sabendo disso, o Concursos no Brasil, selecionou 5 delas. Confira, a seguir, e aproveite para memorizar e a não errar mais na hora de escrever.
5 dúvidas da Língua Portuguesa que todo mundo tem
1. Dúvidas da Língua Portuguesa: mas ou mais?
Uma das dúvidas da Língua Portuguesa que todo mundo tem é na hora de usar “mas” ou “mais”. Mas vamos acabar agora mesmo com essa dúvida. O “mas” é uma conjunção adversativa, ou seja, ele deve ser utilizado para dar ideia de contrariedade e oposição. Ele tem o mesmo significado de “porém”, “contudo” e “entretanto”.
Exemplo:
- João saiu cedo de casa, mas chegou atrasado na aula.
Já o “mais” é usado para dar ideia de intensidade, de quantidade. A depender do contexto em que for inserido, ele pode ser um advérbio de intensidade, conjunção, preposição, pronome indefinido e substantivo. Lembre-se sempre de que o “mais” é considerado antônimo de “menos”.
Exemplo:
- O avião é mais rápido que o navio.
2. Dúvidas da Língua Portuguesa: ao encontro de ou de encontro a?
Se você tem dúvida na hora de usar “ao encontro de” ou “de encontro a”, saiba que a primeira expressão deve ser utilizada para significar estar de acordo com, ir em direção a.
Exemplo:
- Maria saiu ao encontro de João.
Já a expressão “de encontro a” deve ser usada para significar ir no sentido contrário a alguma coisa ou alguém.
Exemplo:
- A decisão do juiz foi de encontro ao que queria o autor da ação.
3. Dúvidas da Língua Portuguesa: mal ou mau?
Outra dúvida da Língua Portuguesa bastante comum é na hora de usar o “mal” ou “mau”. A primeira palavra pode ser usada como um advérbio para detonar algo que foi feito de forma errada, sendo nesse caso o antônimo de “bem”.
“Mal” também pode funcionar como substantivo nos casos em que se referir a tudo o que é prejudicial ou nocivo, como doença ou moléstia. A palavra também pode ser usada como uma conjunção temporal, sendo sinônima de “assim que”. Vejamos os exemplos:
Exemplos:
- O aluno fez um trabalho mal feito.
- A depressão é o mal do século.
- Mal chegou em casa, e logo tomou banho.
Já “mau” é um adjetivo e o antônimo de “bom”. Ele deve ser usado para se referir a algo de má qualidade ou alguém que faz maldades.
Exemplo:
- Ele acordou de mau humor hoje.
4. Dúvidas da Língua Portuguesa: a ou há?
Mais uma dúvida da Língua Portuguesa que atormenta é na hora de usar “a” ou “há”. Bem, a palavra certa a ser utilizada em determinado caso vai depender do tempo a que você está se referindo. Se você se referir ao futuro, utilize o “a”. Além disso, essa preposição é usada para se referir a distâncias.
Exemplos:
- O show é daqui a duas semanas.
- A farmácia fica a cinco minutos do hospital.
Já o “há” deve ser utilizado quando você se referir ao passado.
Exemplo:
- Ele foi embora há três dias.
5. Dúvidas da Língua Portuguesa: faz ou fazem?
Outra dúvida da Língua Portuguesa que todo mundo tem diz respeito a “faz” ou “fazem”. A primeira palavra é a forma conjugada do verbo, podendo ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal.
Exemplos:
- Ela faz muitos doces por dia.
- Faz muito tempo que Maria e João não se veem.
Já o “fazem” é a conjugação na 3ª pessoa do plural no indicativo do verbo “fazer”, podendo apenas ser usado como verbo pessoal. Ele se refere a uma ação que duas ou mais pessoas tomam.
Exemplo:
- Eles fazem muito barulho.
- Com tantas regras gramaticais, é comum termos dúvidas com relação à Língua Portuguesa e encontrarmos pessoas que compartilham das mesmas dificuldades. Confira aqui 5 dessas dúvidas.