Existem várias palavras na língua portuguesa que são parecidas o suficiente para causar algumas confusões. Esse também é o caso de ascender e acender: apesar de serem tão similares na escrita e praticamente a mesma coisa na fala, ambas possuem significados muito diferentes. Igualmente, as duas estão corretas, mas servem para situações específicas.
Você certamente já deve ter ouvido alguém falar sobre a “ascensão” de algo, ou já “acendeu” alguma coisa. De forma que seja possível utilizar os termos da forma correta, basta compreender o significado de cada um, tomando cuidado quando se trata da grafia adequada. Para evitar confundir os dois, confira abaixo como se escreve cada termo, e quando usar cada um.
O que é ascender?
O verbo ascender se refere essencialmente ao ato de mover para cima, mas também pode significar ser promovido ou atingir certa soma. No geral, é um sinônimo de subir, crescer, atingir, montar, elevar-se, alçar-se, entre outros. Ele possui sua origem na palavra em latim “ascendere”. Confira alguns exemplos com o termo:
- “Nós iremos ascender aos últimos pisos do prédio”;
- “As receitas do evento de amanhã podem ascender a milhões de dólares”;
- “A ascensão e a queda de um ídolo são os momentos mais marcantes de sua carreira”.
- “Não é simples ascender na carreira”.
Por sua vez, todas as palavras cognatas de ascender, junto das formas conjugadas do verbo, devem ser escritas com “as” na primeira sílaba e “cen” na segunda, dessa forma:
- Ascendente;
- Ascensão;
- Ascendimento.
Quanto à conjugação do verbo ascender, no futuro do presente do indicativo, a forma correta é:
- Eu ascenderei;
- Tu ascenderás;
- Ele acenderá;
- Nós ascenderemos;
- Vós ascendereis;
- Eles ascenderão.
O que é acender?
Já acender é um verbo que se refere ao ato de produzir uma chama ou pôr fogo em algo, bem como elevar a temperatura. Também representa o ato de colocar algo para funcionar, dar origem, surgir, deixar entusiasmado, irritado, corado e arrebatado, ou o ato de ter brilho intenso. A palavra é um sinônimo de atear, queimar, afoguear, ligar, acionar, provocar, causar, gerar, esquentar, entre outros. Confira exemplos:
- “Pare de acender fósforos à toa”;
- “Quando você entrar na sala, não esqueça de acender a luz”;
- “Suas palavras acenderam uma esperança em meu coração”;
- “Uma vez apagada, não é fácil reacender a chama da paixão”.
Esse verbo tem sua origem na palavra em latim “accendere”. No caso das cognatas, assim como qualquer forma conjugada do verbo, é necessário escrevê-las com “a” na primeira sílaba e “cen” na segunda. Esse é o caso de:
- Acendedor;
- Acendimento;
- Acendível.
Da mesma forma, a conjugação do verbo, no futuro do presente do indicativo, é feita da seguinte maneira:
- Eu acenderei;
- Tu acenderás;
- Ele acenderá;
- Nós acenderemos;
- Vós acendereis;
- Eles acenderão.
Parônimos
Os termos acender e ascender, por terem escrita e pronúncia similar, mas significado diferente, são chamados de parônimos. Na língua portuguesa, existem vários deles, como é o caso de:
- Discriminar e descriminar;
- Iminente e eminente;
- Retificar e ratificar;
- Cumprimento e comprimento;
- Precedente e procedente.