Como são formadas as palavras? Conheça as estruturas

Na Língua Portuguesa, as palavras são formadas a partir de estruturas que são semelhantes, pois possuem os mesmos elementos apesar das diferentes funções e classificações gramaticais. Neste contexto, deve-se aprender como elas surgem.

A Língua Portuguesa é composta por 370 mil palavras, segundo a Academia Brasileira de Letras. No geral, as palavras são formadas por estruturas semelhantes, uma vez que os elementos são os mesmos.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, as palavras são fundamentais para a formação do léxico da Língua Portuguesa. Saiba mais informações a seguir e aprenda como são formadas as palavras:

Conheça como acontece a formação das palavras

Leia também

As palavras são subdivididas em estruturas menores conhecidas como morfemas, com as seguintes estruturas mórficas:

1. Radical e raiz

São a parte fundamental da palavra, responsáveis por definir o significado principal. Por exemplo, na palavra vender, o radical é “-vend” e a raiz é “-er”.

continua depois da publicidade

2. Vogal temática

É a parte que aparece entre o radical e a desinência, com divisão entre vogal temática verbal e vogal temática nominal. A vogal temática verbal definem a conjugação verbal, por outro lado, a vogal temática nominal atua como uma desinência de gênero. Veja alguns exemplos:

  • Estudar: a letra “-a” é uma vogal temática verbal que determina que é uma palavra na 1ª conjugação.
  • Casas: a letra “-a” é uma vogal temática nominal que determina o gênero feminino.

3. Tema

Consiste na junção do radical com a vogal temática, com divisão verbal e nominal. Na palavra “estudar” o tema verbal é “estuda” enquanto na palavra “casas”, o tema nominal é “casa”.

4. Desinências

Indicam as flexões que uma palavra pode apresentar, tanto em número quanto em gênero, modo, tempo, número ou pessoa. Por exemplo, a desinência “-o” determina que a palavra “carro” é masculina, enquanto a desinência “-a” indica que a palavra “casa” é feminina.

continua depois da publicidade

5. Afixos

São prefixos e sufixos adicionados a uma palavra para formar uma nova, sendo que o prefixo vem antes do radical e o sufixo vem depois. Esse é o caso da palavra “descontente”, com o prefixo “-des” se unindo a palavra “contente”. Em contrapartida, a palavra “somente” tem o sufixo “-mente” adicionado à palavra “só”.

6. Vogais e consoantes de ligação

São responsáveis por estabelecer a ligação entre os morfemas, com valor fonético e não semântico. São as letras do alfabeto. Por exemplo, na palavra “chaleira”, a letra “-l” une os morfemas “chá” e “-eira”.

Leia também

Concursos em sua
cidade