Não se pode negar que a mentira faz parte da vida de qualquer ser humano. Muitas vezes, precisamos mentir para evitar brigas desnecessárias nos relacionamentos e situações constrangedoras ou delicadas no dia a dia. O problema se agrava quando alguém mente em excesso, o que pode atrapalhar bastante a convivência com os outros ao seu redor. Mas você sabia que existem maneiras de saber se a pessoa está falando a verdade? Elaboramos essa matéria que vai te mostrar sete sinais corporais que podem comprovar isso.
Se você realmente quer saber se a pessoa amada está ou não mentindo, continue a leitura até o fim para conhecer quais são os indícios de que ela pode estar sendo sincera contigo. Afinal de contas, a mentira pode se manifestar por meio de diversas alterações fisiológicas totalmente perceptíveis. Basta o concurseiro ficar atento. Confira.
Como saber se a pessoa está falando a verdade?
1) Ela mantém o contato visual com naturalidade
É fácil identificar um mentiroso, concurseiro. Na maioria das vezes, quem está mentindo desvia o olhar durante a conversa (para o canto superior direito), tende a olhar muito fixamente para um ponto específico e até pisca mais lentamente.
Agora, quem está falando a verdade ou não tem nada para esconder, consegue estabelecer um contato ocular com a outra pessoa sem demonstrar nervosismo ou inquietação. Se o amor da sua vida olhar nos seus olhos com naturalidade, provavelmente não deve estar mentindo.
2) Ela não gesticula excessivamente
Outra dica sobre como saber se a pessoa está falando a verdade. Você já reparou que, quem mente, costuma gesticular em excesso, principalmente com as mãos? Quando alguém conta uma mentira, o cérebro se preocupa em manter o movimento corporal dentro da normalidade. O problema é que o movimento das mãos é mais complicado para a mente controlar.
Se a pessoa amada está sendo sincera com o concurseiro, as suas mãos geralmente não se movimentam tanto, já que ela não precisa ficar inventando histórias ou tentando disfarçar. Nesse caso, os gestos são espontâneos e com naturalidade.
3) Saber se a pessoa está falando a verdade: Movimentos corporais sincronizados
Para você identificar um mentiroso nato, basta reparar os seus movimentos corporais durante a conversa. Eles costumam estar completamente fora de sincronia em quem está mentindo. Ou seja, mesmo que a pessoa esteja falando de maneira confiante, o seu corpo estará retraído.
Agora, quando alguém fala a verdade, o seu corpo tende a se movimentar em uma perfeita sincronia, independentemente da situação. Por isso, se os movimentos corporais da pessoa amada forem mais próximos do natural, ela realmente deve estar sendo sincera.
4) O aspecto da pele permanece normal
Sabe aquele nervosismo típico das pessoas que estão mentindo? Pois é. Ele pode provocar alterações na pele do rosto do mentiroso, tanto na cor quanto na aparência. Ela pode ficar pálida, avermelhada ou com sudorese (principalmente na região da testa)
Quando alguém está falando a verdade, tais alterações não existem. Ou seja, a pele permanece com o seu aspecto natural, já que o cérebro não precisa inventar algo para convencer a outra pessoa, o que não altera o fluxo de sangue nesse órgão.
5) A voz permanece inalterada
Mais uma dica sobre como saber se a pessoa está falando a verdade. Geralmente, quem está mentindo, fica fazendo rodeios, se justificando demais ou falando em excesso. Além disso, a voz do mentiroso fica mais trêmula e até um pouco mais baixa do que o natural.
Se a pessoa amada estiver contando a verdade para o concurseiro, o seu timbre de voz vai permanecer o mesmo, sem nenhuma alteração. Ademais, quem não está mentindo tende a não ficar “enrolando” para começar a contar logo a sua versão dos fatos.
6) Saber se a pessoa está falando a verdade: Ela não pausa a conversa
Imagine a seguinte situação: a conversa com o mentiroso está fluindo e, de repente, a pessoa começa a fazer diversas pausas durante a sua fala. Esses intervalos de poucos segundos indicam que a sua mente está fervilhando para elaborar as próximas informações.
Quando alguém está falando a verdade, essas pausas sem sentido não existem e toda conversa é bem mais fluida. Ao contrário do exemplo acima, o cérebro não precisa se esforçar para inventar nada, na tentativa de convencer a outra pessoa.
7) Ela não fica engolindo seco
Finalmente, a nossa última dica sobre como saber se a pessoa está falando a verdade. Quando o corpo humano se encontra em uma situação estressante como uma narrativa mentirosa, por exemplo, o organismo interrompe a produção de saliva, como mecanismo de defesa. E isso leva quem está mentindo a engolir seco.
Quem está sendo sincero tende a não ficar nervoso durante a fala, por isso, a produção de saliva permanece normal. Se o concurseiro perceber que a pessoa amada não está com a boca seca ou engolindo seco, pode ser um forte indício de que ela não está mentindo.