Como saber se meu cachorro é feliz? Se você é um concurseiro que também tem essa dúvida, está lendo o artigo certo. O ser humano tem a incrível capacidade de se preocupar com os outros seres vivos, por isso, muitos estabelecem uma conexão emocional extremamente forte com os seus animais de estimação. O problema é que tem muita gente por aí que não sabe identificar quando o seu cãozinho está esbanjando felicidade.
Se você tem a seguinte dúvida: “como saber se meu cachorro é feliz”, gostaríamos de lhe convidar para ler até o final e conhecer cinco sinais claros que podem indicar que o seu pet está de bem com a vida. Bora lá conferir essa parada.
Como saber se meu cachorro é feliz?
1. Postura relaxada
Quando alguma coisa desperta a atenção ou a curiosidade de um cão, o animal costuma mudar a sua postura, ficando com o corpo enrijecido. Mas um pet feliz se mantém relaxado na maior parte do tempo. Tanto o rabo quanto as orelhas ficam na posição de descanso.
Por isso, se o seu cachorro, independentemente da situação, parece estar sempre tranquilo e não estranha nenhuma situação corriqueira do dia a dia, ele pode estar extremamente feliz com o seu dono e com as pessoas da sua convivência.
2. Sorriso no rosto e olhar alegre
O concurseiro que está em dúvida sobre como saber se meu cachorro é feliz, deve ficar atento aos indícios que o animal dá. Se o seu pet parece sempre estar sorrindo, que pode ser facilmente notado pela mandíbula relaxada e semiaberta, ele pode estar mais alegre do que se imagina.
Ademais, se o cãozinho também parece estar com as pálpebras sempre relaxadas, o que transmite um olhar de pura alegria, ele também pode estar feliz e tranquilo com o carinho recebido por todos na casa.
3. O apetite está sempre em dia
Por mais que alguns cães sejam mais comilões do que outros, se o seu cachorro não rejeita nenhum petisco oferecido a ele (mesmo estando de barriga cheia) e sempre aparenta estar com muita fome, pode ser um sinal de que está feliz à beça.
ALERTA: da mesma forma que a fome pode revelar felicidade, a falta dela pode indicar que o seu amigo de quatro patas está deprimido ou triste com algo. Nesse caso, vale a pena uma consulta com o Veterinário para investigar a causa da falta de apetite, que não é nada saudável.
4. O pet sempre dorme bem
Ainda na dúvida sobre como saber se meu cachorro é feliz? Relaxa, concurseiro. Se o seu cãozinho de estimação sempre tem boas noites de sono e acorda todas as manhãs com aquela invejável disposição para brincar e comer, ele pode estar esbanjando felicidade.
Até mesmo para os animais, dormir bem é fundamental para que a felicidade dê as caras. Por outro lado, se o pet anda dormindo mais do que deveria, recomendamos investigar. Doenças como hipotireoidismo e depressão, podem ser a causa desse quadro.
5. Confiança e independência
Como saber se meu cachorro é feliz? Essa é a dúvida de milhares de pessoas. Se o seu pet de estimação, mesmo na sua ausência, demonstra um comportamento confiante e independente, além de não aparentar tristeza, ele pode estar extremamente de bem com a vida.
Se o animal não fica latindo em excesso, uivando, lambendo as próprias patas ou arranhando as portas da casa, certamente ele não está sofrendo de ansiedade causada pela separação do seu tutor. Em suma, deve estar com a felicidade em dia.
Considerações finais
Agora que você não tem mais dúvida sobre como saber se meu cachorro é feliz, é importante ressaltar que, ao menor indício de comportamentos estranhos, alterações de humor, prostração, tristeza excessiva ou ausência de fome, um especialista deverá ser consultado. Negligenciar os sinais que o seu fiel amigo de quatro patas lhe dá não é uma atitude de amor.