A gravidez traz consigo uma série de mudanças não apenas na vida de uma mãe, mas também no corpo da gestante. Muito além do misto de emoções por conta das alterações hormonais, surge também a curiosidade a respeito do desenvolvimento desse pequeno ser humano em seu útero. Uma das maiores dúvidas segue encantando muitos pais: como os bebês absorvem nutrientes na barriga da mãe?
No geral, é usual que as mulheres grávidas sintam mais fome que o comum. O motivo é o fato de estarem gerando o bebê, o que exige certa energia extra. Mas a fome de uma mãe também significa que o pequeno estaria com fome? E como ele é capaz de manifestá-lo e receber aquilo que deseja?
Para entender mais sobre essa e outras dúvidas a respeito da gestação, confira abaixo como os bebês se alimentam na barriga das mães.
Como os bebês absorvem nutrientes na barriga da mãe?
O corpo de uma gestante passa por uma série de mudanças, como é o caso do aumento de apetite. Isso ocorre por conta da subida significativa da taxa metabólica e dos níveis de açúcar no sangue, o que explica a fome fora do normal e os desejos por alimentos específicos. Da mesma forma, como informado anteriormente, elas precisam de energia para que o bebê cresça saudável.
Muitos pais se perguntam se os pequenos sentem fome na barriga da mãe. A resposta para essa pergunta pode ser consideravelmente complexa, mas é preciso entender que eles recebem um fluxo constante de nutrientes por meio da placenta e do cordão umbilical, que é como absorvem tudo aquilo que precisam. Desse modo, sentir fome é praticamente impossível.
Isso significa que, se uma gestante não estiver recebendo os nutrientes que precisa, o bebê não poderá receber a nutrição devida para que tenha um desenvolvimento saudável, mas mesmo assim não sentirá fome. De acordo com estudos, os bebês se movem mais do que o normal quando a mãe sente fome, o que pode sugerir que as refeições ou a produção de hormônios influenciem o comportamento dos fetos.
Mesmo assim, ainda não existem pesquisas com resultados aceitáveis o suficiente para supor que os bebês sentem fome. De qualquer forma, são alimentados sem maiores problemas pelo organismo das mães.