Memorizar conteúdo para concurso pode ser um baita desafio para os candidatos que estão se preparando para encarar as provas de um disputado certame. Afinal de contas, para que a aprovação aconteça, é preciso estar com todos os assuntos exigidos pelo edital na ponta da língua. Mas você sabia que existem técnicas de memorização consideradas infalíveis? É verdade.
Essa matéria selecionou seis dicas sobre como memorizar conteúdo para concurso que você precisa conhecer. Fique conosco até o fim da leitura e aumente as suas chances de aprovação em qualquer certame. O sonho de começar uma carreira pública pode estar mais perto do que se imagina.
Como memorizar conteúdo para concurso?
1) Faça resumos
Não adianta o concurseiro se valer apenas de uma simples leitura do conteúdo que ele precisa memorizar. Por mais que isso seja essencial, a retenção das informações pode não ser tão eficiente. A dica aqui é investir em resumos. Ou seja, assim que você acabar de estudar um determinado assunto, pegue uma folha de papel em branco e escreva, com as suas próprias palavras e de forma organizada, o que entendeu.
Quando resumimos o que acabamos de ler, o nosso cérebro consegue reter as informações recém-aprendidas por mais tempo. Mesmo que seja trabalhoso, o bom e velho resumo (escrito à mão) dos assuntos pode ajudar bastante o concurseiro a memorizar o que precisa.
2) Repita as informações em voz alta
Para você conseguir memorizar conteúdo para concurso, uma estratégia eficiente é repetir as informações que acabou de aprender em voz alta. Assim que acabar de estudar uma determinada disciplina, faça isso, preferencialmente em frente a um espelho.
Quando o concurseiro repete as informações em voz alta, ele vai estimular tanto a sua memória visual quanto a auditiva. E isso pode ajudar o cérebro a reter o que precisa por muito mais tempo. Faça o teste e comprove.
3) Exercícios de fixação
Outra dica interessante sobre memorizar conteúdo para concurso. Não adianta ficar só na teoria o tempo todo e não testar os seus conhecimentos, certo? Por isso, reserve um tempo em seu cronograma de estudos para fazer exercícios, pois eles são essenciais para gravar as informações necessárias.
O concurseiro que faz pilhas de exercícios vai ter uma noção sobre como está o seu nível de conhecimento a respeito do conteúdo estudado e identificar eventuais falhas no processo de aprendizagem. Bora praticar muito?
4) Revisão é essencial
O concurseiro que só estuda, estuda, estuda, e esquece de fazer uma boa revisão das informações recém-aprendidas, pode estar mais longe da aprovação no certame. Essa tática reforça tudo aquilo que foi aprendido na mente e minimiza as chances do candidato ser acometido pela curva do esquecimento.
Por isso, sempre que você acabar de estudar um determinado assunto, não se esqueça de revisá-lo, combinado? Lembre-se de que as revisões precisam ser periódicas e feitas com o máximo de atenção, para a manutenção da memória de longo prazo.
5) Aposte nos mapas mentais
O concurseiro também pode apostar nos mapas mentais, que são diagramas que fazem diversas associações a uma fonte de informação central, sobre um determinado assunto. Todos os dados se conectam e permitem a memorização do conteúdo mais eficiente.
Essa ferramenta permite que o concurseiro visualize todas as informações de maneira lógica e bem estruturada. Dependendo da disciplina estudada, é possível fazer um mapa mental para conseguir memorizar o que precisa com maior rapidez.
6) Gravações em áudio podem ajudar
Para memorizar conteúdo para concurso, o candidato também pode investir nas gravações em áudio dos assuntos que precisam ser aprendidos. Quanto mais vezes ele escutar, maiores serão as chances de conseguir gravá-los.
Você pode escutar os áudios dos conteúdos dentro do ônibus, enquanto malha na academia, durante a caminhada matinal, na hora da faxina ou até dentro do carro no trânsito. Mas lembre-se de ter o máximo de atenção enquanto estiver ouvindo as aulas, tá? A mínima distração pode atrapalhar o seu cérebro de reter as informações que precisa na hora das provas.