Como limpar vidro sem deixar marcas? Confira 3 dicas infalíveis

A limpeza dos vidros é essencial para garantir a higiene dos cômodos, mas também o aspecto brilhante nas superfícies. Neste cenário, existem 3 dicas infalíveis para limpar esse material sem deixar marcas, garantindo a manutenção do material a longo prazo.

Limpar os vidros sem deixar marcas é um desafio para muitas pessoas, principalmente por conta dos produtos utilizados no momento da manutenção. Apesar disso, existem 3 dicas infalíveis para ajudar no momento da faxina, garantindo também que o material será preservado a longo prazo, pois não haverão alterações na superfície.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, a limpeza dos vidros faz parte de uma rotina de higiene, em especial nos cômodos como banheiros e lavanderias. Com essa prática, pode-se remover bactérias e microrganismos que ficam fixados, se reproduzindo por meio da umidade e gerando problemas de saúde aos residentes. Saiba mais informações a seguir:

3 dicas infalíveis para limpar vidro sem deixar marcas

1) Utilize uma esponja macia

Leia também

As esponjas macias são aquelas que não possuem um lado mais áspero, como as utilizadas para limpar louças. Desse modo, são feitas de uma espuma mais suave, indicada para a limpeza de superfícies delicadas como as que possuem vidro instalado. Por meio desse material pode-se evitar o atrito desnecessário responsável por danificar e arranhar esse tipo de produto.

Caso não tenha esse item disponível, é possível utilizar a esponja tradicional, mas a recomendação é sempre adotar o lado mais macio na hora de esfregar. Além disso, os especialistas indicam que o movimento realizado deve ser suave, sem muita pressão exercida no vidro para evitar rachaduras ou ranhuras no processo.

continua depois da publicidade

De preferência, realize movimentos circulares suaves que cubram toda a área disponível de maneira equivalente. Dessa maneira, ao enxaguar será possível evitar manchas de sujeiras que não foram removidas ou marcas desiguais por conta de uma limpeza desproporcional. Com as esponjas suaves também fica mais fácil absorver o produto e evitar o desperdício.

2) Use os produtos corretos

Comumente, recomenda-se produtos como o Limpa Vidros 35 Sb e o Garra Oxiativo Pronto Uso para realizar a limpeza de vidros, porque são desinfetantes poderosos. Em sua composição, contém produtos não amoníacos que protegem a saúde dos seres humanos, além de serem biodegradáveis em alguns casos e não afetarem o meio ambiente.

Além das opções disponíveis no mercado, existem fórmulas caseiras para criar um limpa-vidro ideal. Por exemplo, diluir 1 colher de sopa de vinagre de álcool em 5 litros de água pode eliminar todas as manchas de maneira eficaz, porém, existem outras possibilidades, como utilizar o detergente neutro e uma colher de sopa de álcool no lugar do vinagre.

continua depois da publicidade

As principais indicações para essas misturas são:

  • Misturar 300ml de álcool 70 e 300ml de água filtrada com uma colher de sopa de vinagre branco;
  • Misturar uma xícara de vinagre de álcool com uma xícara de álcool e adicionar uma colher de  detergente no final;
  • Adicionar 150ml de álcool com 150ml de vinagre de álcool, misturar 1 colher de sopa de detergente com 50ml de água morna;
  • Adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente com 3 colheres de sopa de detergente, finalizar com 100ml de álcool 70;
  • Adicionar meia tampa de amaciante em um recipiente e finalizar a mistura com água;
  • Misturar 500ml de álcool 70  com 250ml de um produto limpador perfumado;
  • Usar água quente e sabão neutro para as manchas mais persistentes ou marcas de gordura;
  • Misturar 400ml de água com 100ml de álcool de supermercado e uma tampinha de amaciante.

3) Seque corretamente

A princípio, pode-se realizar a secagem com um pano úmido que seja macio, de material como algodão 100% ou microfibra. Por meio do pano úmido, remova os remanescentes do produto passando-o uniformemente em toda a superfície e aguarde secar. Nesse momento, é favorável deixar as portas e janelas abertas para evitar a retenção da umidade.

Outra forma de secar é utilizar um pano seco, removendo a umidade manualmente. No entanto, fique atento ao material utilizado para evitar que o produto fique grudado no vidro depois de usá-lo. Caso prefira, opte por passar um guardanapo ou perfex depois do pano seco, porque assim você consegue remover todos os resíduos que sobraram.

continua depois da publicidade