As cortinas são itens essenciais na decoração de qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho. Elas ajudam a controlar a entrada de luz e garantem privacidade. Porém, com o tempo, acumulam poeira, sujeira e até mesmo odores desagradáveis. É por isso que é importante saber como lavar e secar cortinas da forma correta. Veja abaixo 5 dicas incríveis para mantê-las limpas e conservadas por mais tempo.
Como lavar e secar cortinas? 5 dicas úteis
1. Leia as etiquetas das cortinas
Antes de começar a lavar as cortinas, verifique as etiquetas para saber as instruções de lavagem recomendadas pelo fabricante. Algumas peças podem ser lavadas à mão, outras podem ser colocadas na máquina de lavar roupa e outras precisam de cuidados especiais, como limpeza a seco. Também é importante verificar se elas são feitas de um material que possa ser passado a ferro.
2. Retire os ganchos e argolas
Antes de lavar as cortinas, remova todos os ganchos e argolas. Isso evitará que eles se prendam na máquina de lavar roupa ou danifiquem a peça durante a lavagem. Se ela não tiver ganchos ou argolas, basta verificar se há algum outro acessório que precisa ser removido antes da limpeza.
3. Lave as peças na máquina ou à mão
A forma correta de lavar as cortinas depende do tipo de tecido. As de algodão e poliéster, por exemplo, podem ser lavadas na máquina de lavar roupa, enquanto as de seda ou linho precisam ser lavadas à mão, ou a seco.
Se você optar por lavar as cortinas na máquina, use um ciclo de lavagem delicado e água fria ou morna. Use um detergente suave e evite usar alvejantes ou amaciantes de roupa.
Caso faça a lavagem à mão, encha uma bacia ou tanque com água fria e adicione um detergente suave. Mergulhe as peças na água e esfregue suavemente com as mãos. Em seguida, enxágue bem as cortinas com água limpa e esprema o excesso de água, sem torcer. Evite usar escovas ou esponjas abrasivas, para não danificar o tecido.
4. Seque de forma correta
Depois de lavar as cortinas, é hora de secá-las. As peças de algodão e poliéster podem ser secas na secadora, desde que sejam colocadas em um ciclo de secagem suave e de baixa temperatura.
Se você optar por secá-las ao ar livre, pendure-as em um varal ou corda, de preferência em um local com sombra, para evitar que o sol desbote as cores. Evite pendurá-las em um lugar onde haja muito vento, pois isso pode deformar o tecido. Além disso, tecidos como seda e linho devem ser sempre secos ao ar livre, em um local fresco e ventilado, longe da luz solar direta.
5. Passe a ferro, se possível
Se o tecido permitir, passe as cortinas com ferro em temperatura baixa. Antes de passar, verifique a etiqueta para saber a temperatura recomendada pelo fabricante. Se elas não puderem ser passadas, pendure-as cuidadosamente e alise as dobras com as mãos.
Cuidados extras para manter as cortinas limpas
Além de lavar e secar as cortinas corretamente, há alguns cuidados extras que podem ajudar a mantê-las como novas, confira:
- Aspire as cortinas regularmente: use um aspirador de pó com bocal de escova para remover a poeira e os detritos desses itens;
- Evite fumar perto das cortinas: a fumaça do cigarro pode manchá-las e deixar um odor desagradável;
- Evite cozinhar com as cortinas abertas: a gordura e os vapores da cozinha podem se acumular no tecido e deixá-lo sujo e com mau cheiro;
- Não deixe as cortinas molhadas por muito tempo: se os tecidos ficarem molhados por muito tempo, podem mofar e ficar com um odor desagradável.