Quem não quer ter mais tempo livre na rotina da semana? Um momento para descansar, tirar um cochilo, assistir aquela série nova que estreou ou até aproveitar a companhia das pessoas queridas é desejo para muitos. Nesse sentido, existem 5 dicas para gerenciar o seu dia para ter mais tempo livre.
São técnicas de organização, gestão das atividades, planejamento e rotina com o principal objetivo que otimizar as horas ao longo do dia. Nesse processo, será necessário ter disciplina, proatividade e responsabilidade com os compromissos estabelecidos. Saiba mais informações a seguir.
5 dicas para gerenciar o seu dia e ter mais tempo livre
1) Estabeleça os seus horários
O primeiro passo para aprender como gerenciar o seu dia é saber como ele funciona. Para isso, crie um cronograma semanal com todas as atividades detalhadas. Quanto tempo você demora para cada refeição? Quantas horas duram o seu expediente? Quais são as atividades que você faz fora do trabalho?
Com essa organização, você consegue entender quais são os momentos ociosos, quanto tempo você perde em redes sociais ou outras atividades improdutivas e como alocar as atividades ao longo do dia para ter mais aproveitamento. Não se esqueça de ser detalhista, porque é importante ter uma dimensão realista do seus dias.
2) Organize as atividades
Quais são as prioridades do seu dia? Além do trabalho, o que mais é importante? Quais são as suas responsabilidades com a família e com a sua casa? Coloque tudo isso no papel e selecione quais são as atividades mais importantes dentre elas. Posteriormente, será mais fácil organizar o tempo ao redor dessas tarefas.
Se preferir, organize as tarefas por ordem de urgência, importância e prioridade. Procure refletir sobre o tempo que você gasta com cada uma, quando realiza e qual é a frequência na semana. Por exemplo, se você leva os filhos para a escola três vezes por semana, quanto tempo gasta no trânsito? E para voltar para casa ou ir para o trabalho depois?
A longo prazo, essa prática de criar listas e categorizar as atividades pode te ajudar a entender o que você pode eliminar, designar para outras pessoas ou priorizar. Assim, você consegue criar janelas de tempo livre para investir em outras atividades que deseja realizar.
3) Delegue as atividades menos importantes
Como citado anteriormente, uma maneira de criar tempo livre na sua rotina é dividir as responsabilidades. Como as pessoas na sua casa podem te ajudar? De que maneira os colegas de trabalho podem contribuir nas tarefas do trabalho? Quem pode realizar essas atividades que estão te sobrecarregando?
Depois de identificar aquilo que é menos urgente ou importante, você consegue aprender a delegar, ou até mesmo deixar para outro momento dentro da rotina. Aqui, deve-se utilizar da comunicação, pois a intenção não é sobrecarregar outros para que você fique mais tranquilo.
Respeite o tempo das outras pessoas, mas leve em consideração que você não precisa dar conta de tudo sozinho.
4) Acorde cedo
Ainda que seja um tema delicado para as pessoas, acordar cedo é uma forma de aproveitar o tempo disponível no dia. Experimente mudar o período na academia para a manhã para aproveitar a noite, ou então começar o trabalho um pouco mais cedo para acabar o expediente antes do horário.
Esses ajustes precisam ser testados para ver o que faz mais sentido para você. Se não for uma pessoa matinal, procure colocar as tarefas mais dinâmicas para a noite e realize as mais mecânicas de manhã. Além de aproveitar as horas com mais qualidade, você vai treinando o seu organismo dentro de outras rotinas.
5) Utilize as ferramentas de gestão do tempo
Agenda, calendário, despertador e aplicativos específicos são ferramentas importantes para gerenciar o seu dia e criar mais tempo livre na rotina. Por isso, não pense duas vezes antes de testar as possibilidades até encontrar algo que faça sentido para você.
Além de garantir maior produtividade e desempenho, essa é uma maneira interessante de manter registro das suas atividades. Depois, você pode voltar para esse registro e reorganizar as prioridades.