Como fazer postagens interessantes no LinkedIn?

As postagens no LinkedIn são instrumentos interessantes para ampliar a rede de contatos profissionais e também buscar oportunidades de crescimento dentro da carreira. Desse modo, existem algumas dicas valiosas para quem deseja realizar publicações atraentes.

O LinkedIn é a principal rede profissional da atualidade, com mais de 850 milhões de usuários distribuídos em 200 países e territórios ao redor do mundo. Neste cenário, é importante saber como fazer postagens interessantes para se destacar, conquistar novos contatos e encontrar boas oportunidades de crescimento dentro da carreira.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, esse é um trabalho que demanda consistência e organização, pois as atualizações na plataforma não podem acontecer somente nos momentos de grandes conquistas. Portanto, deve-se entender o perfil na plataforma como uma oportunidade de exibir suas habilidades, conhecimentos e experiências a fim de se promover positivamente. Saiba mais a seguir:

Dicas para fazer postagens interessantes no LinkedIn

1) Fale sobre as suas experiências

Leia também

Mais do que descrever os cargos que ocupou e as atividades realizadas, considere compartilhar as histórias relacionadas às experiências profissionais, acadêmicas ou culturais que viveu. Neste sentido, adote estratégias de storytelling para conquistar a atenção dos leitores e tornar o relato ainda mais interessante.

Ademais, considere compartilhar algum aprendizado e seja realista, pois até mesmo as conclusões negativas podem mostrar qualidades sobre você. Portanto, conte como lidou com as adversidades, quais foram as lições adquiridas no processo e ressalte a sua participação nessas situações.

continua depois da publicidade

2) Opte por textos curtos, mas bem construídos

Ninguém se interessa por textos extensos demais em redes sociais, e essa é uma forma de forçar o seu raciocínio a ser conciso. Ao invés de descrever extensamente as suas atividades, considere construir relatos curtos que entreguem a mensagem de maneira efetiva.

Quais são os pontos principais do conteúdo? O que você deseja alcançar com a publicação? Existe um público específico? Essas são algumas das perguntas que podem ser feitas na construção textual, a fim de transformar a publicação em uma ferramenta para o seu crescimento profissional.

3) Compartilhe o conhecimento

Mais do que falar sobre si, experimente falar sobre a sua área de atuação. Nesse ponto, é interessante indicar cursos que você fez ao publicar sobre suas certificações e conquistas, mas também pensar como uma referência dentro da sua carreira. Ou seja, compartilhe o conhecimento adquirido e construa uma reputação positiva no mercado.

continua depois da publicidade

Pense em quais conselhos você gostaria de ter recebido quando estava começando e o impacto que isso pode ter na carreira de outros colegas. Se possível, crie artigos próprios ao invés de vincular conteúdos curtos na timeline. Além de ser um conteúdo rico, você consegue criar interação com a sua rede de contatos para acessar opiniões diferentes.

4) Utilize imagens

As imagens são complementos visuais interessantes para os conteúdos textuais. Porém, devem ser usadas de maneira inteligente, e não somente para preencher o espaço da publicação. Se possível, utilize imagens autorais que mostre um pouco da sua rotina de trabalho e as atividades que desenvolve dentro do expediente.

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede profissional, então investir em selfies não é interessante porque o foco deixa de ser sua carreira e passa a ser sua imagem. Ainda que seja interessante para reforçar sua presença e marca pessoal, deve-se utilizar esse recurso com sabedoria para evitar uma exposição desnecessária que não enriquece as publicações.

continua depois da publicidade

5) Estimule o engajamento

Peça indicações de cursos, pergunte a opinião das pessoas sobre determinados assuntos e convide-os ao diálogo sobre os temas que você compartilhou. Mais do que ter nomes na lista de conexões, é interessante criar relacionamentos através da plataforma, interagindo na publicação dos outros, mas também tornando as suas convidativas para o diálogo.

Como consequência, pode-se construir um espaço de troca dentro da sua plataforma do LinkedIn, o que posteriormente pode criar conteúdos colaborativos. Mais ainda, é uma forma de ser lembrado por colegas de profissão, o que rende indicações e ajuda no desenvolvimento da reputação como referência da área.

Por isso, adicione chamadas para ação, perguntas e deixe espaço para que outras pessoas participem daquela conversa nos comentários. Por meio do engajamento é possível alcançar um número maior de usuários, de maneira orgânica para um crescimento dentro da rede social.

Leia também

Concursos em sua
cidade