Como fazer anotações durante a aula para revisar depois?

As anotações durante a aula são fundamentais para a realização de exercícios, mas também para revisar depois e se preparar para os exames. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ser adaptadas ao estilo de estudo de cada pessoa.

Por

No geral, fazer anotações durante a aula permite com que o processo de aprendizado seja mais eficiente, gerando fixação e compreensão da informação pelo estudante. Desse modo, ao escutar, escrever e ler ao mesmo tempo, existem maiores estímulos para a memorização do conteúdo apresentado. Além disso, é possível revisar depois o que foi aprendido para realizar exercícios ou se preparar aos exames.

Neste contexto, existem técnicas e dicas para criar anotações eficientes, garantindo que as informações necessárias serão absorvidas pelo estudante. Acima de tudo, é importante que as anotações sejam facilmente compreendidas depois, porque para além da estética deve-se considerar o aspecto de legibilidade e praticidade. Saiba mais informações a seguir:

Como fazer anotações para revisar depois da aula?

Leia também

1) Leia o material previamente

Com base no cronograma e conteúdo programático é possível ter a referência dos capítulos que serão estudados e quais são os textos de apoio sugeridos pelo professor. A partir de uma leitura inicial pode-se identificar quais são os pontos mais importantes, e também encontrar as dúvidas que podem surgir ao longo da aula.

Ademais, é um instrumento importante para se familiarizar com o gênero, uma vez que você entende a ordem dos fatos, qual é a conexão entre os diferentes pontos e para onde a argumentação está levando. Com isso em mente, fica mais fácil localizar o que está sendo apresentado em sala de aula para organizar as suas anotações.

Se possível, considere criar um resumo da sua leitura, ainda que você não tenha entendido completamente o tema. Nesse processo, você pode sinalizar as suas dúvidas e depois discutir em aula, pedindo ajuda e explicações mais específicas sobre esses pontos.

2) Faça anotações no material de estudo

Tanto o livro quanto as cópias de textos e outros materiais apresentados em sala de aula podem ser utilizados como guias nas suas anotações. Ao longo da leitura, experimente marcar as frases que parecem mais importantes, escrevendo nos espaços disponíveis sobre o que aquelas informações se referem para criar associações com maior facilidade.

Procure identificar o assunto central de cada parágrafo, pois assim você estará treinando o seu cérebro a realizar uma leitura dinâmica e encadear os tópicos dentro do argumento central. Caso seja interessante, crie uma nuvem de palavras-chaves associadas ao tema discutido, porque assim você consegue criar conexões com o conteúdo.

É interessante usar o material de estudo como rascunho das anotações, e depois passar essas informações para uma folha em branco. Nesse processo, há a revisão das notas e da leitura realizada, fortalecendo a aprendizagem a longo prazo.

3) Copie o que foi passado pelo professor, mas não fique limitado a isso

Anote o que está escrito no quadro ou quais foram os pontos apresentados em slide, mas vá além dessas sugestões do professor. Faça as suas próprias anotações, com base no que ele disse, o que o texto apresentou e as discussões que aconteceram na classe acerca do tema. Em alguns casos, o ritmo da lição será acelerado demais para anotar tudo, então priorize o que é mais relevante.

Posteriormente, você pode solicitar o material utilizado para reforçar os estudos e revisar com as suas anotações. Considere entrar em contato com o seu professor, consultar as notas de outros colegas e realizar uma nova leitura do material, pois assim será possível aprofundar-se no conhecimento com base nas novas informações adquiridas.

4) Crie mecanismos de aprendizagem

Adotar mapas mentais, esquemas não lineares, fichas de conteúdo, resumos desenhados e até mesmo o uso de áudios pode aperfeiçoar o sistema de anotações durante a aula. Mais do que propor um mecanismo novo para que o seu cérebro aprenda o conteúdo, é uma maneira de pensar na aplicação daquele tema em diferentes formatos, estimulando a criatividade e a flexibilidade.

5) Escreva anotações com as suas palavras

Ao invés de copiar o que o professor está dizendo, crie anotações com as suas palavras para desenvolver a sua interpretação acerca do tema. Coloque no papel o que você entendeu sobre a discussão em aula, e depois aprofunde essas informações com novas pesquisas e referências.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade