Um prato simples, fácil de preparar, delicioso, com versão doce ou salgada e que pode ser consumido no café da manhã, almoço ou no jantar, podendo até servida como uma sobremesa. Estamos falando, claro, da panqueca, comida que há milhares de anos tem feito parte das refeições de diversos povos espalhados em todo o mundo.
Não se sabe ao certo quando e onde a panqueca surgiu. O que se sabe é que há pelos menos dois mil anos, os antigos gregos já preparavam uma receita semelhante a qual conhecemos hoje. Na época, a panqueca era conhecida como tagenia. Da Grécia, a comida logo se espalhou pelos países europeus, tendo registros do prato no século 1.
Os italianos contestam essa versão, pois afirmam que a panqueca foi criada na Itália, no século 5. Mas, seja qual for a origem do prato, sabe-que ele se popularizou nos anos de 1920, graças a influência dos Estados Unidos sobre a cultura dos outros países do ocidente.
Inclusive, a origem do nome panqueca vem do inglês: pancake. A palavra surge da junção de dois termos: “pan”, que significa “frigideira”, e “cake”, que significa “bolo”.
Agora que você já sabe um pouco da história da panqueca, chegou a hora de aprender a fazer a panqueca perfeita. Confira a seguir duas receitas de panqueca no liquidificador.
2 receitas fáceis para fazer panqueca no liquidificador
Primeira receita de panqueca perfeita
Ingredientes:
- Leite: duas xícaras de chá;
- Ovo: um ou dois ovos;
- Farinha de trigo: duas xícaras de chá;
- Fermento em pó: uma colher de chá;
- Sal: uma colher de café;
- Açúcar (opcional): uma colher de sopa.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes da panqueca no liquidificador. Bata até formar uma massa homogênea. Em seguida, despeje um pouco de óleo em uma frigideira antiaderente para untá-la. Despeje um pouco da massa na frigideira. Deixe dourar em fogo médio. Após, vire para dourar o outro lado. Agora, recheie a panqueca com o recheio de sua preferência, podendo ele ser doce ou salgado.
Segunda receita de panqueca perfeita
Ingredientes:
- Leite: uma xícara de chá;
- Óleo: quatro colheres de sopa;
- Ovos: dois;
- Farinha de trigo: uma xícara e meia;
- Sal: uma colher de sal.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Em seguida, bata até atingir uma massa homogênea. Após, unte uma frigideira antiaderente com óleo. Com a ajuda de uma concha, coloque um pouco da massa na frigideira espalhando por toda a superfície. Doure dos dois lados. Por fim, coloque o recheio de sua preferência.
Panqueca e crepe são a mesma coisa?
É comum as pessoas acreditarem que a panqueca e crepe são a mesma coisa, devido à aparência que são similares e por ambas receitas possuírem a mesma base de ingredientes.
Porém, a panqueca e crepe não são a mesma coisa. A diferença entre elas está no modo de preparo. A panqueca apresenta uma massa mais grossa, deve ser dourada dos dois lados, fica mais tempo no fogo e pode ser enrolada ou não. Enquanto isso, o crepe apresenta uma massa mais líquida, somente é dourada de um lado e é servido dobrado.
As panquecas americanas
As panquecas americanas são bem diferentes em comparação com as que consumimos no Brasil. Aquelas apresentam mais grossa, são regadas com algum xarope, mel ou acompanhadas com manteiga, sendo servidas em formato de discos. Aqui, as panquecas apresentam uma massa mais fina e é servida geralmente enrolada com um recheio doce ou salgado.
A história das panquecas americanas tem início no século 18, época em que o prato era preparado com farinha de trigo-sarraceno ou fubá. A comida se popularizou graças ao ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson, que adorava o prato.