Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo?

Fique por dentro de sete dicas incríveis sobre como estudar para dois concursos ao mesmo tempo e aumente suas chances de entrar para a carreira pública.

Todo concurseiro precisa saber como estudar para dois concursos ao mesmo tempo, por mais que essa não seja uma tarefa fácil. A rotina de preparação para quem vai enfrentar as provas de um ou mais certames costuma ser bem puxada. A boa notícia é que existem estratégias para se ganhar tempo e ser mais produtivo na hora de aprender os conteúdos, principalmente para os candidatos que estão se preparando para encarar mais de um exame simultaneamente.

continua depois da publicidade

Se esse é o seu caso, não deixe de ler essa matéria até o fim. Selecionamos sete dicas de ouro sobre como estudar para dois concursos ao mesmo tempo, que podem aumentar as suas chances de aprovação, se elas forem seguidas à risca. Afinal de contas, o sonho da carreira pública precisa se tornar uma realidade em sua vida, certo? Confira.

Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo

Leia também

1) Prefira concursos que exigem menos disciplinas

Se o tempo é curto até a data das provas, o concurseiro deve dar preferência para certames que exigem menos matérias, pois as chances dele conseguir assimilar os assuntos podem ser bem maiores.

Estudar para dois exames cujos editais cobram muito conteúdo pode não ser uma boa ideia, já que a sua mente será muito mais exigida e pode até ficar confusa em determinado momento da rotina de preparação.

continua depois da publicidade

2) Seja um concurseiro organizado

Outra dica sobre como estudar para dois concursos ao mesmo tempo. O concurseiro deve deixar a organização fazer parte da sua rotina diária de aprendizagem. Ou seja, ele precisa definir (metodicamente) o horário que vai estudar, bem como as suas prioridades daquele dia. Lembre-se de que é preciso cumprir o cronograma à risca, combinado?

Um macete interessante para encarar esse desafio é começar estudando as disciplinas que estão sendo cobradas por ambos os editais. Assim você poupa tempo e esforço, além de ficar mais produtivo. Depois disso, o concurseiro deve separar o restante dos assuntos que estão sendo cobrados, por etapas. Por isso, é necessário ter muita organização.

3) Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo: Escolha concursos com datas diferentes

Uma boa tática para quem decidiu tentar dois concursos é escolher certames cujas datas das provas estão mais distantes. Por quê? Isso pode facilitar a assimilação dos assuntos diferentes que estão sendo cobrados por cada um dos editais e te deixar mais bem preparado para ser aprovado em pelo menos em um deles.

continua depois da publicidade

Escolher concursos com datas muito próximas pode aumentar o seu nível de estresse e ansiedade. Ademais, a sua mente pode se confundir com uma “avalanche” de informações de uma única vez, já que você precisa estudar todos os assuntos de ambos os editais praticamente ao mesmo tempo, o que pode minimizar as chances de aprovação.

4) Entenda a similaridade das provas

Está em dúvida sobre como estudar para dois concursos ao mesmo tempo? Calma. Uma boa dica é optar por dois certames da mesma área, já que os editais costumam ser semelhantes. Ou seja, o candidato pode aproveitar algumas matérias que cairão nas duas provas, já que elas são similares.

Evite escolher dois concursos totalmente diferentes, por mais que os salários sejam tentadores. Na hora de estudar, a sua atenção vai ficar dividida, o que pode acarretar perda de produtividade e na consequente reprovação.

continua depois da publicidade

5) Aproveite o dia ao máximo

O concurseiro que trabalha fora o dia inteiro precisa adequar a sua rotina ao seu cronograma de estudos, já que a sua aprovação em um dos certames depende disso. Ou seja, é necessário aproveitar o dia ao máximo, entende?

Uma dica valiosa é se levantar uma hora mais cedo, e ir para cama uma hora mais tarde, para estudar. Além disso, que tal sacrificar uma hora do seu intervalo de almoço na empresa para aprender ainda mais? Mesmo que o seu sono e o descanso no trabalho sejam sacrificados, lembre-se de que você ganhou três horas a mais por dia para aprender.

6) Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo: Estude pela internet

O concurseiro que não tem tempo de fazer um curso preparatório presencial pode se valer da tecnologia e estudar pela internet. Existem várias maneiras de aprender diversos assuntos no conforto de casa. Tudo 100% online.

continua depois da publicidade

Alguns aplicativos podem auxiliar os concurseiros a assimilar os assuntos com mais facilidade no dia a dia. Ademais, existem vídeos didáticos no YouTube que podem contribuir bastante para o seu aprendizado, o que faz uma baita diferença na produtividade de quem está prestando dois ou mais exames ao mesmo tempo.

7) Mantenha a disciplina, concurseiro

A nossa última dica sobre como estudar para dois concursos ao mesmo tempo é super importante. Se você resolveu encarar esse duplo desafio, é fundamental manter a disciplina e seguir o seu cronograma à risca.

Por exemplo, se está agendado seis horas de estudos no fim de semana, não procrastine e cumpra fielmente o que está marcado. A disciplina é uma arma poderosa que aumenta as chances de qualquer concurseiro ser aprovado em um disputado certame. Não se esqueça disso e boa sorte.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade