A Gramática da Língua Portuguesa é uma disciplina presente em todos os concursos públicos, desde os que solicitam o nível acadêmico do Ensino Médio até os exames de Ensino Superior. Porém, nem todo mundo sabe como estudar esse conteúdo para as provas, mas existem 7 formas de organizar seus estudos para tornar esse processo mais fácil.
Além de auxiliar nas perguntas dessa disciplina no conteúdo programático, os conhecimentos em Gramática enriquecem o vocabulário na hora de produzir as redações. Posteriormente, podem ser utilizados também nas etapas de entrevistas para o cargo. Saiba mais informações a seguir:
7 formas de organizar seus estudos para tornar esse processo mais fácil
1) Consulte o conteúdo programático
Antes de começar a estudar propriamente, é importante consultar o edital e o conteúdo programático para entender o que será cobrado na área de Gramática. No geral, o mais importante é conhecer as regras do Novo Acordo Ortográfico, pois essa disciplina é uma das mais desafiadoras para os concurseiros.
Em específico, a acentuação gráfica, alfabeto, conjugação e concordância do verbo haver, particípios regulares e irregulares e a hifenização das palavras costumam ser os conteúdos mais cobrados. Contudo, é importante estudar morfologia, sintaxe, crase, concordância verbal, concordância nominal e pontuação.
2) Priorize a Gramática no cronograma de estudos
Com o conhecimento do conteúdo programático, divida em seu cronograma de estudos semanais quais são os dias em que você estudará Gramática. Nesse processo, reserve um bloco de tempo que seja suficiente para acessar a parte teórica, mas também realizar exercícios e simulados para colocar o conhecimento em prática.
3) Procure cursos online de Gramática para concursos públicos
Existem diversos cursos de Gramática disponíveis na internet para te auxiliar a estudar essa disciplina. Comumente, essas formações são organizadas por profissionais especialistas em Língua Portuguesa que, além de dominar o conteúdo, conhecem como a banca organizadora funciona.
Além das aulas teóricas, você pode acessar materiais exclusivos, apostilas digitais, videoaulas e listas de exercícios para fortalecer o aprendizado. Assim, você consegue aprender de diferentes formas, criando a sua trilha de estudo de acordo com seu perfil de estudante.
4) Invista em aplicativos
Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada dos estudos e do processo de aprendizagem para os candidatos. Neste sentido, existem aplicativos que podem te ajudar a aprender sobre a Gramática de maneira dinâmica, através de estratégias da gamificação.
Plataformas como Português para Concursos, Acentuando, Gramática de Bolso e o Dicionário de Sinônimos Offline são ferramentas valiosas para ter em seu celular durante a preparação. Mais do que oferecer as informações e tirar as suas dúvidas, são canais interessantes para expandir o conhecimento na disciplina.
5) Conheça a banca
Ao longo da preparação para o concurso público, é fundamental pesquisar sobre a banca organizadora e quem serão os responsáveis pela avaliação do seu desempenho. Nesse processo, você consegue entender os mecanismos de correção, o formato das perguntas e quais são as competências avaliadas.
Esse processo deve acompanhar a leitura do edital, documento principal do concurso público. Por meio desse arquivo você consegue entender os aspectos mais técnicos, como etapa da prova, conteúdo programático e procedimentos, mas também entender como será realizado o processo seletivo.
6) Utilize os métodos de estudo
Mapas mentais, fichas de estudo, resumos inteligentes e esquemas são métodos de estudo que podem te auxiliar a aprender a parte de Gramática que será cobrada no concurso. Experimente utilizar diferentes técnicas para expandir a sua aprendizagem e também encontrar qual é a melhor ferramenta para você.
7) Faça exercícios
Acesse as últimas provas dessa instituição, consulte os outros exames da banca organizadora, procure por exercícios, listas e simulados na internet e não deixe que os estudos fiquem pautados na teoria. Colocar o conhecimento em prática te permite identificar os pontos de dificuldade, treinar técnicas para responder mais rápido e experimentar diferentes tipos de questões.