Com a chegada do calorão, o consumo de energia pode ser alarmante e extrapolar seu orçamento. E o culpado não é apenas o ar-condicionado.
Outros aparelhos de refrigeração, como geladeiras, também passam a consumir mais energia para manter o desempenho habitual, e até mesmo o chuveiro senão for usado com cautela, pode fazer a conta de luz pesar no seu bolso.
Felizmente, você pode adotar certas medidas para economizar energia em casa nos dias quentes.
10 dicas para economizar energia em dias de calor
1. Utilize lâmpadas LED
As lâmpadas com tecnologia LED são um exemplo de eficiência energética, pois consomem 80% menos energia. Apesar de serem mais caras que as luzes tradicionais, são um investimento que representa uma grande poupança a longo prazo.
Além disso, são mais ecológicas por consumirem menos energia e também são melhores para a saúde por não gerarem luz ultravioleta ou infravermelha.
2. Aproveite a ventilação natural
A natureza oferece uma solução gratuita e eficaz para manter sua casa arejada. Durante as manhãs e noites mais frescas, abra as janelas e permita que o ar circule, reduzindo a necessidade de dispositivos de refrigeração.
3. Opte pelo ventilador em vez do ar-condicionado
Em dias quentes, opte por utilizar ventiladores em vez do ar-condicionado. Os ventiladores consomem consideravelmente menos energia e ainda assim proporcionam um ambiente confortável.
4. Evite usar o chuveiro elétrico
Dias de muito calor muitas vezes vêm acompanhados de água mais quente. Aproveite essa temperatura natural e evite o uso do chuveiro elétrico, economizando na conta de luz.
5. Lave na máquina de lavar com água fria
Ao lavar roupas na máquina, escolha a opção de água fria. A água quente consome mais energia, e nas estações de altas temperaturas, as roupas podem ser igualmente bem lavadas com água fria.
6. Não use a secadora
Aproveite o calor natural para secar suas roupas ao ar livre. As secadoras são grandes vilãs da conta de luz, e deixar suas roupas secarem naturalmente é uma alternativa econômica.
7. Cuidados com a geladeira
Manter a geladeira fechada sempre que possível ajuda a conservar a energia utilizada para manter os alimentos resfriados. Planeje o que precisa pegar, antes de abrir a porta.
Também vale lembrar que os equipamentos de refrigeração devem estar localizados o mais longe possível de fontes de calor como fogões, fornos ou janelas; já que sua proximidade provoca maior demanda de energia.
8. Desligue os aparelhos que não utiliza
Outra dica para economizar energia elétrica e resfriar a casa é desligar os aparelhos que não estamos usando. Se a televisão, o computador, carregador de celular ou outros dispositivos permanecerem ligados por muito tempo, podem aquecer, elevando a temperatura do ambiente em que estão localizados.
É importante reduzir o seu uso e ter o cuidado de desligá-los ao terminar de utilizá-los para evitar o consumo em stand-by.
9. Cultive plantas
Aproveite a natureza para refrescar a sua casa através das plantas. Colocar vasos nas janelas é um ótimo truque, pois eles absorvem os raios solares e ajudam a reduzir a temperatura sem você perceber. Além disso, se tiver quintal ou varanda, este é um espaço ideal para decorar com vegetação.
10. Estude instalar painéis solares
Investir em painéis solares pode ser uma opção muito lucrativa a longo prazo. A energia solar é uma energia limpa que contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases que promovem o aquecimento global.
Por produzir eletricidade através de um sistema renovável, ela contribui para a redução da fatura, tanto numa residência como num espaço comercial.
As instalações energéticas envolvem um investimento inicial que pode ser bastante elevado no início, dependendo do sistema que for escolhido. Porém, mais tarde se converte em economia significativa na conta de luz.