Se você faz parte do imenso grupo de pessoas que começa um novo ano traçando metas, é muito provável que algum dos seus objetivos para 2023 envolva ter uma vida financeira melhor e economizar dinheiro.
Para ajudar você a gastar menos, mas sem passar sufoco, selecionamos algumas dicas inteligentes, simples e fáceis de colocar em prática. Veja, a seguir, algumas das melhores formas de poupar dinheiro ao longo do ano:
1. Anote seus gastos e crie uma tabela de controle
Mesmo que seu forte não seja a matemática ou as planilhas do Excel, é fundamental que você encontre uma maneira de entender para onde vai o seu suado dinheirinho. Vale tudo: desde aplicativos específicos até o bom e velho papel e caneta quando o assunto é economizar dinheiro.
O que importa é que você anote seus gastos: aluguel, condomínio, contas básicas (energia elétrica, água, telefonia etc), supermercado, farmácia e o que mais fizer parte da sua rotina. Depois, some todos os valores e veja quanto sobra (ou não) do seu salário.
Esse controle de gastos é importante para que você comece a visualizar as saídas de dinheiro e, assim, conseguir fazer escolhas mais inteligentes em relação ao seu padrão de consumo.
2. Pague suas contas principais logo que receber o salário
Já diria a música: “Dinheiro na mão é vendaval”. O certo, para evitar futuras crises, é pagar suas contas principais, como aluguel ou o financiamento do carro, assim que o seu salário entrar na conta.
Isso ajuda você a ter noção de quanto dinheiro realmente está disponível e, de quebra, evita atrasos e multas. Recebeu o salário? Pague suas contas na mesma hora. Simples assim.
3. Chega de delivery
Por mais que pedir comida em casa seja algo prático, o fato é que aquela sua pizza de fim de semana não é tão barata quanto parece. Se você usasse o dinheiro do lanche (que geralmente vem acompanhado de bebida e sobremesa) para fazer compras no supermercado, veria que o gasto com comida pronta não compensa.
Por mais tentador que seja, deixe o delivery para ocasiões especiais, como aniversário ou uma reunião com vários amigos em casa. No restante do tempo, o jeito é ir para a cozinha e preparar a própria comida — uma coisa bacana sobre isso é a garantia de saber o que está comendo, além de economizar dinheiro.
4. Nada de compras por status
Tudo bem que aquele perfume importado é delicioso e que o sapato de marca ficaria lindo em você, mas se o motivo principal da compra for apenas status, é melhor deixar para depois.
Compras que servem apenas para impressionar seus amigos ou para exibir alguma marca famosa devem ser repensadas sempre, mesmo que o problema não fosse o dinheiro gasto.
5. Não caia na ilusão da “parcela pequena”
Quem usa cartão de crédito pode achar que, por uma compra ser parcelada em várias vezes, resultando em valores mensais pequenos, é possível comprar o que quiser, mas isso não é verdade.
Em primeiro lugar, comprar parcelado pelo cartão de crédito é algo que compromete o limite do seu cartão. Em segundo lugar, aquelas 12 parcelas, aparentemente inofensivas, estarão em sua fatura durante um ano inteiro, comprometendo um percentual do salário que você ainda nem recebeu.
Lembre-se também de que os juros do cartão de crédito costumam ser altos e de que, se você não puder pagar as faturas nos próximos meses, a situação se transforma facilmente em uma bola de neve.