A maioria dos profissionais da área de Recrutamento e Seleção recomenda que os candidatos não coloquem os hobbies no currículo, já que consideram isso irrelevante, além de ocupar espaço desnecessariamente. Mas você sabia que em determinadas situações essa informação pode destacar positivamente esse documento dos demais concorrentes? É verdade. Por isso, elaboramos essa matéria que vai te dar nove dicas sobre como colocar seus hobbies no currículo.
Continue conosco até o fim da leitura para entender como isso é possível e fazer com que os seus hobbies sejam bem-vistos pelo recrutador. Muitas vezes, detalhes pessoais podem revelar um pouco da personalidade do candidato e dar uma noção se ele tem o perfil ideal para a vaga em aberto. Confira.
Como colocar seus hobbies no currículo
Conheça alguns exemplos de hobbies que podem valorizar o seu currículo e que demonstram habilidades e competências altamente relevantes para o mundo corporativo:
1) Yoga ou meditação
Esses dois hobbies podem demonstrar que você possui um bom controle emocional em qualquer tipo de situação. Por exemplo, aquele candidato que almeja uma vaga em um ambiente de trabalho extremamente dinâmico, como uma agência de Marketing ou Publicidade, este passatempo pode mostrar que ele sabe lidar bem com a pressão do cotidiano e que consegue dominar suas emoções.
2) Esportes radicais
Outra dica sobre como colocar seus hobbies no currículo. Você tem o costume de participar de ultramaratonas, praticar ciclismo de montanha, paraquedismo ou mergulho em águas profundas? Essas habilidades podem demonstrar o potencial do candidato em superar limites e desafios. Além disso, elas também indicam que ele é uma pessoa disciplinada, sabe calcular riscos e não tem medo do desconhecido.
3) Ser líder de um grupo que realiza trabalho voluntário
Mais uma dica valiosa sobre como colocar seus hobbies no currículo. Essa competência pode demonstrar a sua capacidade de gestão e liderança, que é uma habilidade extremamente valiosa dentro do mundo corporativo. Se você está disputando uma vaga de Gestor ou Gerente em uma organização, esse hobby pode ser muito relevante para o recrutador. Além disso, quem realiza trabalho voluntário costuma ter um alto nível de empatia, que é outra qualidade essencial em qualquer tipo de ambiente.
4) Como colocar seus hobbies no currículo: Ter o seu próprio blog
Nas horas vagas você costuma postar conteúdo relevante e de qualidade em seu blog pessoal para ajudar outros usuários ou seguidores? Essa habilidade pode demonstrar o seu talento com programação e a sua capacidade de se comunicar. Por exemplo, o candidato que procura emprego na área de Comunicação Digital, pode ter mais chances de ser contratado se mostrar que possui essa competência técnica. Só não se esqueça de inserir o link do seu blog no currículo, fechado?
5) Tocar um instrumento musical
Se você tem o hábito de tocar piano, violino, violoncelo ou bateria nas horas vagas, este hobby também deve constar em seu currículo. Por quê? Dependendo da vaga que esteja almejando em uma empresa, essa habilidade pode demonstrar que o candidato tem foco, é uma pessoa disciplinada e totalmente dedicada ao aprendizado. E tais competências são fundamentais em praticamente todas as áreas.
6) Fotografia
Viu como colocar seus hobbies no currículo pode ser vantajoso? Se você procura um emprego na área de Marketing Digital, por exemplo, esse passatempo pode indicar que o candidato tem uma criatividade aguçada, é paciente, sabe se posicionar e capturar momentos únicos na vida das pessoas. O domínio da arte da Fotografia também pode revelar que o profissional passa as horas vagas aperfeiçoando os seus conhecimentos com algo que pode agregar valor em sua vida.
7) Jogos que exigem raciocínio lógico
Você tem o saudável hábito de jogar xadrez, dama, banco imobiliário ou qualquer outro jogo de tabuleiro que exija raciocínio lógico e concentração? Se tais habilidades forem compatíveis com a vaga almejada, seria interessante incluí-las em seu currículo, já que podem ser bem-vistas pelo recrutador. Diversas funções exigem que o profissional consiga manter o foco e saiba raciocinar com clareza e de maneira lógica. E esses jogos mentais conseguem turbinar ainda mais essas competências. Pode apostar nisso.
8) Como colocar seus hobbies no currículo: Idiomas
O candidato que tem o hábito de estudar idiomas nas horas vagas também deve inserir essa informação em seu currículo. O motivo? Ela pode demonstrar a sua capacidade de aprender por conta própria. Afinal de contas, a busca constante pelo conhecimento indica que o profissional está sempre se aperfeiçoando, do ponto de vista intelectual. Dependendo da vaga que esteja almejando, a fluência em um ou mais idiomas pode ser um baita diferencial no ambiente de trabalho. Pode acreditar.
9) Esportes de resistência
A nossa última dica sobre como colocar seus hobbies no currículo é essa. Você sempre compete em provas que envolvem esportes de resistência como triathlons, maratonas e ciclismo? Essas habilidades podem demonstrar que o candidato é uma pessoa dedicada, tem bastante resiliência e sabe superar as adversidades, o que é importantíssimo no ambiente organizacional. Quem busca uma vaga na área de Desenvolvimento de Negócios, Vendas ou Gerência de Contas, por exemplo, tais características de personalidade contam muito.