O LinkedIn é a principal rede profissional para os trabalhadores do mundo inteiro, conectando empresas com clientes, profissionais com colegas do mercado de trabalho e também com oportunidades de crescimento para a própria carreira. Neste sentido, existem algumas dicas que podem te ajudar a buscar vagas de emprego na plataforma.
No geral, são técnicas para aproveitar os mecanismos disponíveis e as ferramentas que o LinkedIn oferece para filtrar os resultados, direcionar as buscas e identificar oportunidades que se encaixam com o seu perfil. Dessa maneira, pode-se entrar em processos seletivos mais direcionados à sua realidade, e evitar perder tempo na busca por trabalho. Saiba mais informações a seguir:
Como buscar vagas de emprego no LinkedIn?
1) Utilize da busca avançada
O LinkedIn possui uma ferramenta de pesquisa que permite com que você acesse as vagas abertas disponibilizadas pelas empresas que estão vinculadas à plataforma. Por meio desse mecanismo é possível utilizar códigos para refinar a pesquisa, assim a rede social apresenta oportunidades que se encaixem às suas necessidades ao invés de mostrar resultados genéricos.
Com esses comandos, pode-se aprimorar as pesquisas, pois são identificados termos existentes na descrição das vagas. Contudo, não será possível realizar um afunilamento dos resultados com base nos critérios de cargo ou localidade. Experimente colocar a palavra NOT, em letras maiúsculas, antes de um termo para excluí-lo do resultado de pesquisa, por exemplo.
2) Use dos filtros
A pesquisa de vagas no LinkedIn pode ser realizada com base em uma palavra-chave baseada em cargos, competências ou áreas de atuação, mas existem outros filtros disponíveis. Os usuários podem afunilar os resultados com base na localidade, data do anúncio, nível de experiência, empresa específica, tipo de vaga e valores.
Na sessão “Todos os filtros” é possível acessar informações ainda mais específicas, como o nível de experiência, localidade, setor, função e até mesmo se você possui pessoas em sua rede que atuam nessas instituições. Portanto, uma maneira de aperfeiçoar as pesquisas é delimitar o que está procurando, mas faça isso com sabedoria para não reduzir o número de oportunidades disponíveis.
3) Siga as empresas do seu interesse
Ao seguir uma empresa no LinkedIn você pode ser notificado de toda nova publicação realizada, e isso auxilia a acompanhar a disponibilidade de vagas na instituição. Diversas companhias costumam publicar no feed aberto que existem seleções em andamento, explicando os detalhes, como se candidatar, quais são as oportunidades e outras informações básicas.
Por isso, acompanhar as empresas do seu interesse é uma maneira de encontrar vagas de emprego no LinkedIn. Também é interessante acessar a seção “Vagas” nessas páginas, pois algumas podem ser publicadas nessa parte em específico. Caso seja interessante, ative as notificações de publicação para não perder nenhuma informação nova.
4) Crie alertas de vagas
O LinkedIn oferece a possibilidade de criar alertas de vagas para ser notificado quando uma vaga do seu interesse surgir na rede social, com base nas suas preferências de atuação profissional, área, localidade ou empresa indicadas. Os candidatos podem receber atualizações diárias ou semanais através do e-mail, então notificações por meio do aplicativo ou das duas formas.
Os alertas de vagas podem ser criados com base nos filtros apresentados anteriormente, ou então serem mais genéricos a partir de uma palavra-chave. Atualmente, não existe uma limitação do número de alertas criados, mas é interessante ser estratégico com essa ferramenta para evitar excesso de mensagens e notificações.
5) Mostre que está buscando vagas
Os usuários que estão procurando vagas de emprego podem adicionar o selo “Open to Work” à foto de perfil, pois esse adesivo indica aos recrutadores que você está procurando oportunidades, recebendo propostas de trabalho e aceitando indicação dos seus colegas. Ademais, pode-se criar uma publicação no seu perfil sinalizando para os contatos que está procurando emprego.
Em específico, essa publicação deve conter as informações de contato, quais são as áreas de interesse e os cargos que deseja ocupar. Assim, é possível realizar indicações mais específicas, e ser identificado por empresas inseridas nesses requisitos.