O inglês é um dos principais idiomas utilizados no mercado de trabalho, e um dos mais requisitados por parte dos recrutadores. Desse modo, é importante que os profissionais invistam em cursos de idiomas, mas também fortaleçam o conhecimento na língua por meio de outras práticas. Neste sentido, quem deseja aprender inglês ouvindo música pode se beneficiar dessas 5 dicas incríveis.
Acima de tudo, são maneiras de utilizar uma atividade prazerosa como instrumento de estudo, dinamizando as práticas de aprendizagem e gerando maior fixação do conteúdo de maneira didática. Por meio dessas ferramentas, pode-se evoluir rapidamente na fluência e desenvolver o vocabulário, aprofundando os conhecimentos no inglês. Saiba mais informações a seguir:
5 dicas incríveis para aprender inglês ouvindo música
1) Ouça as músicas acompanhando a letra
Tanto os vídeos legendados, que apresentam a letra e a canção, quanto as próprias letras nos sites específicos são ferramentas valiosas para quem deseja aprender inglês ouvindo música. Neste caso, pode-se acompanhar o que está sendo dito e identificar as palavras desconhecidas, acessar as traduções ou procurar o significado no dicionário.
Aos poucos, as palavras deixam de se tornar desconhecidas porque você vai escutando a pronúncia correta e aprendendo a interpretar o que o cantor está dizendo. Portanto, há um fortalecimento da escuta, da fala e da leitura ao mesmo tempo. Ademais, é uma maneira interessante de aprender as músicas favoritas, pois há maior fixação ao entender as palavras utilizadas.
Nesse caso, é interessante anotar as palavras que não conhece e depois procurar o significado. Feito isso, pesquisar por sinônimos e criar relações entre os termos pode auxiliar a expandir o vocabulário e treinar o cérebro a estabelecer conexões ao longo do processo de aprendizagem.
2) Opte pela versão acústica ou por covers
A depender do ritmo da música, é difícil identificar cada palavra. Por conta disso, é interessante investir nas opções acústicas, com voz e violão, ou por covers de outros artistas. Comumente, essas versões possuem um ritmo mais lento, o que facilita o entendimento de cada palavra e modifica a velocidade da canção para melhorar a aprendizagem.
Mais ainda, as versões acústicas e covers permitem conhecer novos artistas e intérpretes, expandindo o arsenal de referências musicais no idioma inglês. Em alguns casos, existem vídeos com formato de karaokê para que o ouvinte acompanhe cada verso e aprenda a canção. A depender do cantor, é possível notar uma diferença na forma de pronunciar por questões como sotaque e dicção.
3) Transcreva a letra com base no que você escutou
Ao escutar uma canção, experimente transcrever a letra para testar a qualidade da sua escuta. Ouça a canção quantas vezes forem necessárias, mas não deixe de conferir os erros e acertos depois. Logo em seguida, destaque os erros e observe qual é a recorrência.
São erros gramaticais ou de escrita? Você está pensando na escrita com base na pronúncia? Quais são as expressões mais difíceis de entender? Quais são as gírias ou expressões idiomáticas que existem na canção?
Adicione essas palavras mais desafiadoras e suas variações em uma lista a parte para que você consulte no futuro. É interessante tentar construir frases com elas, procurar sinônimos ou exemplos na internet para que elas se tornem mais comuns na sua mente.
4) Utilize aplicativos musicais
Plataformas como o LyricsTraining e LingoClip trabalham com canções populares onde você precisa completar as lacunas das letras com base no que escutou. De acordo com o nível do inglês, pode-se aumentar a dificuldade para ter que escrever ainda mais palavras, reduzir o tempo de preenchimento ou mostrar menos dicas.
Sobretudo, é uma maneira de testar o conhecimento e o domínio das canções, mas também acompanhar o desenvolvimento no idioma. Posteriormente, pode-se corrigir os erros, identificar o significado de palavras desconhecidas e até mesmo convidar amigos para desafios. Ou seja, é uma forma divertida de interagir com a língua por meio das músicas.
5) Cante
Uma ferramenta interessante para testar a sua pronúncia é cantar enquanto escuta a música ou usar as versões de karaokê. Se tiver dificuldade, pesquise como a palavra é dita na internet ou pelo próprio cantor, pois assim é mais fácil fixar a informação.