Como acessar o ChatGPT? Saiba como dar comandos a essa IA

Veja como acessar o ChatGPT e usar esse modelo de inteligência artificial desenvolvido para conversar com usuários e fornecer diversos tipos de informações.

A tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) vem se desenvolvendo há anos, porém, não foi até alguns meses atrás que começou a se tornar uma tendência graças ao lançamento do famoso ChatGPT (Transformer Pre-trained Generative Chat).

O avanço que representa o desenvolvimento deste tipo de ferramentas é, além de uma oportunidade, um risco para muitas profissões. Mas o que é ChatGPT, como acessar e dar comandos a essa IA? Veja a seguir.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI, é um sistema de conversação com inteligência artificial baseado em linguagem autorregressiva, ou seja, é um sistema treinado para manter conversas com qualquer pessoa, e em qualquer idioma.

Leia também

Seus algoritmos analisam as palavras que você digita na barra de pesquisa, entendem sua ordem, seu significado e interpretam o que você quer dizer, para então gerar uma resposta com base nas informações com as quais foi treinado.

Portanto, eles são capazes de manter conversas, responder com naturalidade e realizar as tarefas que lhes são solicitadas, desde fornecer informações sobre qualquer assunto até escrever uma redação, corrigir textos, gerar códigos, etc.

Como acessar o ChatGPT e dar comandos a esta Inteligência Artificial?

Começar a conversar com essa inteligência artificial é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é entrar no site oficial da OpenAI. A primeira vez que você entrar, você terá que criar uma conta totalmente gratuita.

E uma vez dentro, a página mostrará a barra onde você deve escrever o que deseja. Embora os exemplos estejam em inglês, você pode fazer as perguntas em português ou pedir que a IA fale com você em outros idiomas.

Lembre-se de que tudo o que você escrever será gravado e poderá ser revisado pelos desenvolvedores do OpenIA para continuar treinando o ChatGPT. Portanto, é recomendado evitar incluir informações pessoais ou solicitações potencialmente perigosas, ou criminosas.

O que você pode fazer com o ChatGPT?

Existem várias coisas que você pode fazer com esta IA avançada baseada em linguagem natural. Aqui estão sete funções que ela pode desempenhar:

  • Responder perguntas: você pode fazer perguntas ao ChatGPT sobre uma ampla variedade de tópicos, desde história até ciência, tecnologia e cultura pop, e ele fornecerá as respostas que solicitou;
  • Gerar conteúdos: o ChatGPT pode gerar texto com base em uma entrada de prompt que você fornece. Isso pode servir para gerar resumos, títulos, descrições, parágrafos e muito mais;
  • Traduzir textos: esta IA pode traduzir texto de um idioma para outro, permitindo que você se comunique facilmente com pessoas de diferentes partes do mundo;
  • Escrever histórias: você pode pedir ao ChatGPT que escreva uma história, seja uma narrativa curta ou um romance completo. Ele pode gerar personagens, enredos, diálogos e outros;
  • Fornecer recomendações: essa IA pode fornecer recomendações sobre produtos, filmes, livros, músicas e muito mais, com base nas suas preferências;
  • Simular conversas: o chat pode simular conversas com pessoas reais, o que pode servir para treinar habilidades sociais ou para testar ideias e teorias;
  • Ajudar em tarefas específicas: por fim, ele pode ajudar em tarefas específicas, como escrever e-mails, criar apresentações ou até mesmo gerenciar seu calendário, automatizando tarefas repetitivas e aumentando sua produtividade.

O ChatGPT dá respostas erradas?

Este modelo de linguagem artificial pode fornecer informações imprecisas e incorretas; por isso, é importante que você verifique novamente as informações fornecidas. Em suma, a IA está sempre aprendendo com os dados de texto alimentados pelos usuários, o que pode torná-lo propenso a desinformação.

Inclusive, a OpenAI recomenda que os usuários deem feedback sobre o que a IA responde, com objetivo de melhorar o modelo. Também é válido ressaltar que o ChatGPT não está conectado à Internet e, desse modo, não pode fornecer informações sobre assuntos atuais.