A Lua é tida como o único satélite natural da Terra. Ela se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, graças a um impacto de um enorme corpo celeste com o nosso planeta. Desde então, ela passou a realizar a sua órbita ao redor da Terra e também do Sol. Em relação à Terra, a Lua (e sua força gravitacional) produz alguns fenômenos, o que afeta as marés e o clima no nosso planeta.
Em relação ao Sol, a forma que a luz solar incide sobre a superfície do satélite natural dá origem às fases da Lua (nova, crescente, cheia e minguante). Além disso, o nosso satélite natural atua na ocorrência de eclipses, que ocorrem quando há o bloqueio da chegada da luz do Sol à superfície lunar ou terrestre.
Quando a Terra está posicionada entre a nossa estrela e a Lua, essa fica na zona de sombra, dando origem ao eclipse lunar. Quando a Lua está posicionada entre o nosso planeta e o Sol, esse é temporariamente recoberto pelo satélite natural.
Mas, em relação às marés e o clima no nosso planeta, como a Lua (e a sua força gravitacional) exerce sua influência? Descubra a seguir.
Como a Lua afeta as marés na Terra?
A Lua é a principal responsável pelas marés, graças a sua gravidade. Em razão da sua força gravitacional, a água dos oceanos da Terra se acumula no lado do planeta que esteja mais perto do nosso satélite natural, gerando as marés altas. Quando ela se acumula no lado mais afastado, dá origem às marés baixas.
Para relembrarmos, a gravidade é a força por meio da qual um planeta ou outro qualquer outro corpo consegue atrair objetos em direção ao seu centro. Assim, quando estamos mais perto de um objeto massivo, maior será a força gravitacional exercida por ele sobre nós.
O mesmo ocorre com a Lua e a Terra. Quanto mais um ponto do planeta estiver próximo da Lua, maior será a força gravitacional desse satélite natural sobre esse ponto.
Enquanto o nosso planeta gira, o lado mais perto da Lua é afetado mais fortemente pela força gravitacional do satélite natural, criando as marés altas, que, por sua, vez é formada pela elevação da água acumulada em direção à Lua.
Já no lado da Terra mais longe da Lua, a gravidade lunar é mais fraca e com isso surgem as marés baixas.
Vale destacar que a força gravitacional lunar também influencia lagos e rios, além das partes sólidas do nosso planeta. Mas conseguimos, como a água se move mais facilmente, a influência da Lua sobre ela, é mais perceptível.
Outro ponto de destaque é que a Lua não é a única a afetar as marés. O Sol também exerce essa influência, porém com menos força. Isso porque, enquanto a Lua está a 384.400 quilômetros de distância da Terra, a nossa estrela está distante 150 milhões de quilômetros em relação ao nosso planeta. Por estar mais distante, o Sol e sua força gravitacional não afeta tanto assim o movimento das marés.
Como a Lua exerce influência no clima da Terra?
A Lua e sua gravidade são as responsáveis por tornar o clima da Terra propício a diversas vidas presentes no nosso planeta. É que a força gravitacional do nosso satélite natural ajudou a moderar a oscilação do eixo de inclinação da Terra. Essa oscilação é a responsável pelas estações do ano.
Durante bilhões de anos, o clima do nosso planeta alcançou uma relativa estabilidade, o que permitiu o surgimento da vida na Terra.