Estudar para ingressar na carreira universitária, para passar em um concurso ou até mesmo para manter os conhecimentos atualizados implica em grandes desafios que exigem toda a sua atenção e empenho.
No entanto, alcançar seus objetivos acadêmicos pode ser mais fácil se você encontrar maneiras de otimizar seu tempo e esforço para poder se concentrar no que é importante. Desse modo, existem várias dicas de estudo que oferecem múltiplas ferramentas que facilitarão seu processo de aprendizagem com resultados muito positivos. Aqui, listamos cinco que podem ajudá-lo.
5 dicas para otimizar o tempo e melhorar o desempenho nos estudos
1. Planejamento
Comece se organizando para dedicar um tempo para estudar todos os dias. Imprima um calendário, anote as datas de provas e trabalhos e, a partir daí, anote o cronograma e os temas ou páginas para estudar cada dia e as demais tarefas a serem realizadas com base no que você anotou.
É melhor estudar um pouco todos os dias do que deixar tudo para a última hora. Isso porque nosso cérebro não foi feito para aquelas maratonas de estudo, mas tem um limite de conceitos para aprender a cada dia.
Portanto, planeje períodos de trabalho curtos, mas diários, estabelecendo pequenas metas a cada dia. Dessa forma, você cria o hábito de estudar e quando a prova se aproximar só terá que revisar o que aprendeu.
2. Técnicas de concentração
Adote técnicas de concentração como o método Pomodoro. Esse truque foi criado pelo italiano Francesco Cirillo e é baseado na gestão do tempo. Em suma, consiste em fazer períodos de trabalho de 25 minutos (chamamos de pomodoro) sem distrações e depois fazer uma pausa de 5 minutos.
Existem cinco passos básicos para implementar a técnica:
- Decida qual assunto estudar;
- Defina o pomodoro (relógio ou cronômetro) para 25 minutos;
- Estude intensamente sem parar até o relógio tocar e escreva um X;
- Em seguida, faça uma breve pausa de 5 minutos;
- A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa (15-20 minutos) e anote as vezes em que você se sentiu tentado a se distrair.
Como você pode ver, o método Pomodoro é bastante simples, pois tudo o que é necessário para realizá-lo é ter um despertador e a vontade de respeitar os intervalos, tanto de estudo quanto de descanso.
3. Ambiente adequado
Uma vez definido o horário e a técnica de estudo, é importante encontrar um local confortável, silencioso, organizado e com a ambientação adequada em termos de iluminação e temperatura. Isso ajudará você a se concentrar e a ter um desempenho melhor.
Também é necessário ter os móveis certos. Imagine-se sentado durante as 2 ou 3 horas de estudo em uma cadeira dura, depois de pouco tempo você provavelmente vai querer se levantar. Para evitar isso, recomendam-se boas cadeiras de escritório para lhe proporcionar o maior conforto.
Além disso, certifique-se de ter, em sua área de estudo, todos os materiais necessários, por exemplo: caderno, livros, lápis, papel, notebook, internet, entre outros.
4. Elimine as distrações
Um dos fatores que atualmente afeta o desenvolvimento dos hábitos de estudo são os elementos de distração. As pessoas geralmente carregam seus celulares para todos os lados e ficam atentas se recebem uma mensagem ou notificação.
Por este motivo, é recomendado que durante o tempo de estudo você deixe de lado qualquer distração, tanto quanto possível. Silencie o celular e desligue a televisão ou qualquer outra fonte de barulho que esteja por perto.
5. Respire, descanse e tenha hábitos saudáveis
Por fim, é aconselhável respeitar rigorosamente os horários de estudo e descanso. Também é recomendado descansar de 15 a 20 minutos a cada hora de estudo para “aliviar a mente”.
Praticar alguma atividade esportiva, respeitar as horas de sono e priorizar uma alimentação saudável também nos ajuda a manter o cérebro em pleno funcionamento. Lembre-se que exagerar nos estudos não vai te ajudar a aprender, na verdade, vai ter o efeito oposto. Por isso, você deve fazer pausas e respeitar seu tempo livre e de descanso.
Dessa forma, os passos mencionados acima irão, sem dúvida, ajudá-lo a passar por qualquer avaliação e superar todos os desafios acadêmicos que você se propõe.