Existe toda uma polêmica por trás da maneira de limpar as calças jeans. Até porque muitos acreditam que as peças de roupas se desgastam quando são colocadas em máquinas de lavar, o que aparentemente faz sentido pelo fato de desbotarem com o passar do tempo.
O corante índigo, usado no tecido, acaba perdendo um pouco do seu brilho depois de várias lavagens e, por isso, alguns especialistas recomendam outras formas de limpar o jeans. Mas, afinal de contas, como e em qual frequência é necessário lavar estas peças de roupas?
Em outubro, o CEO da empresa Levi’s, marca bastante conhecida que fabrica calças jeans e outros modelos, concedeu uma entrevista para a CNBC, canal por assinatura da NBCUniversal dedicado a notícias de negócios.
Charles Bergh comentou como ele geralmente realiza o processo de manutenção das roupas jeans e ressaltou que a problemática vai muito além do lavar ou não lavar: é necessário ter cuidado com a maneira em que as peças são limpas no dia a dia.
Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto. Aproveite a visita e não se esqueça de acessar outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos pautas voltadas com dicas para estudo, conhecimentos gerais e grandes perguntas respondidas.
Além do mais, você sabia que temos uma página exclusiva com simulados gratuitos para você testar os seus conhecimentos durante preparação para concursos públicos? São inúmeras questões em nosso banco de dados que já caíram em provas anteriores pelo país.
Com qual frequência é necessário lavar os seus jeans?
Durante a entrevista, Charles Bergh explicou que ele nunca coloca seus roupas jeans em máquinas de lavar. “Se eu deixar cair um pouco de curry na minha calça jeans, vou limpá-la. Mas vou limpar no local apropriado”, informou para o canal CNBC.
E, por mais diferente que pareça, o CEO da Levi’s geralmente esfrega e limpa as peças no chuveiro. Sim, isso mesmo. E o mais inacreditável de tudo: enquanto ele ainda estava usando. O empresário faz a limpeza como se estivesse limpando um membro do corpo mesmo.
Muitas pessoas que defendem a lavagem cotidiana das peças dizem que não basta apenas ensaboar ou algo neste sentido. Também é importante deixar de molho – em baldes ou outros recipientes – para que a roupa fique livre de germes.
De qualquer maneira, mesmo com a possibilidade de desgaste, os jeans são bastante resistentes no geral. Os rebites de metal, por exemplo, ajudam a mantê-los preservados por mais tempo.
Então, podemos perceber que não há um consenso sobre a forma de fazer manutenção nestas peças de roupa. Alguns ainda preferem usar a máquina mesmo, mas com um ciclo curto para amenizar o contato frequente com a água que geraria desgaste.
Outros, inclusive, sugerem que a lavagem, independentemente do lugar, seja feita a cada 10 vezes em que um jeans é usado. O importante, apesar de todas essas teorias, é perceber quando a peça realmente precisa de uma limpeza. Os meios de lavagem ficam por sua conta.