A língua portuguesa é rica em formas e contextos, mas acaba deixando algumas dúvidas quando o assunto é a acentuação das palavras, especialmente depois da última reforma ortográfica, que entrou em vigor em 2009, mas ainda causa confusões. Você sabe, por exemplo, como é o jeito certo de escrever: coco, côco ou cocô?
Antes de aprender onde tem ou não tem acento circunflexo, é preciso entender qual é o significado da palavra: estamos falando, afinal, da fruta que nasce nos coqueiros ou estamos falando a respeito de fezes?
Coco, côco ou cocô?
O acento circunflexo não é mais necessário para falar a respeito da fruta que nasce em coqueiros. Por isso, o jeito certo de escrever, conforme as regras gramaticais da língua portuguesa, é sem qualquer tipo de acento: coco.
A palavra também é utilizada como substantivo em alguns casos, fazendo alusão à cabeça ou ao crânio. Além disso, em algumas regiões do país, “coco” também é sinônimo de bicho-papão, um monstrinho imaginário famoso no universo infantil.
Veja alguns exemplos do uso da palavra “coco”:
- Aquele bolo de coco com abacaxi ficou delicioso!
- Agora estamos usando óleo de coco em casa.
- O coqueiro está carregado de cocos.
- Tadinho! Bateu o coco na mesa!
- Meu filho ouviu a história do coco e ficou com medo de dormir à noite.
- Em dias de praia, nada como uma água de coco geladinha!
A palavra “cocô”, com o acento circunflexo na última letra, também existe, mas ela significa fezes, excrementos. Veja alguns exemplos:
- Seu carro está sujo de cocô de passarinho.
- Ele está com vontade de fazer cocô.
- Quando sair para passear com o cachorro, recolha o cocô do seu pet!
A palavra “côco”, então, quando leva o acento circunflexo na primeira sílaba, é incorreta e não existe na língua portuguesa.
Saiba por que coco não é acentuado
A palavra coco, que indica a fruta, não é acentuada porque se classifica como uma paroxítona, já que a sua penúltima sílaba é a tônica. Conforme as novas regras ortográficas da língua portuguesa, palavras que são paroxítonas só devem ser acentuadas quando terminam em: x, r, l, n, ps, ons, om, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais.
Como coco é uma palavra que termina com a vogal “o”, ela não se encaixa na regra de acentuação e, portanto, é escrita sem o circunflexo.
A palavra “cocô”, por outro lado, é classificada como uma oxítona e leva o acento circunflexo na última letra. Além de ser um sinônimo informal para “fezes”, a palavra “cocô” também é comumente utilizada quando queremos dizer que alguma coisa é ruim e não tem qualidade. Veja um exemplo:
- Maria voltou brava do show, disse que a apresentação foi um cocô.
- Aquele site é um cocô.