“Cochilar” ou “Coxilar”: qual o jeito certo de escrever?

Veja se a forma correta é "cochilar" ou "coxilar" e entenda por que essa prática pode melhorar muitos aspectos do cérebro e proporcionar outros efeitos positivos.

Certas palavras em português são escritas com “x”, enquanto outras utilizam “ch”. Isso pode gerar dúvidas, como no caso de “cochilar” ou “coxilar”. Felizmente, há algumas regras que auxiliam na escolha da forma correta e na compreensão das diferenças sonoras, mesmo quando se emprega o “X”.

continua depois da publicidade

Continue lendo e entenda qual é a grafia adequada do termo que descreve um período curto de sono, geralmente tirado durante o dia, proporcionando um alívio temporário do cansaço e melhorando a concentração e o humor.

“Cochilar” ou “coxilar”: qual é a grafia correta?

Leia também

A escrita correta é “cochilar”. Já “coxilar”, com “x”, não existe na língua portuguesa. O termo vem da língua africana Quincongo Kushila, cujo significado é dormir.

Portanto, quando quiser se referir a um breve período de sono durante o dia, utilize “cochilar” com “ch”. Exemplos de uso:

continua depois da publicidade
  • Após o almoço, gosto de cochilar por uns 20 minutos;
  • Durante a viagem de ônibus, João aproveitou para cochilar um pouco;
  • Ela costuma cochilar no sofá enquanto assiste TV;
  • O bebê finalmente parou de chorar e conseguiu cochilar;
  • No meio da tarde, um cochilo rápido pode fazer maravilhas para sua energia;
  • Durante a reunião, ele quase cochilou por causa do sono;
  • Aproveitei a pausa no trabalho para cochilar na sala de descanso;
  • Depois de horas estudando, decidi cochilar para renovar a mente;
  • Em dias quentes, é comum cochilar na rede para se refrescar.

O que significa cochilar e quais os benefícios dessa prática?

Cochilar significa dormir por um curto período de tempo, geralmente durante o dia. É um descanso breve, que pode durar alguns minutos e serve para recuperar energia e melhorar o estado de alerta.

continua depois da publicidade

Especialistas cada vez mais recomendam tirar uma soneca, à medida que novas evidências corroboram seus múltiplos benefícios:

Auxilia a memória após os estudos

Um estudo demonstrou que cochilar após estudar pode beneficiar a memória, mas o tipo de sono determina como ele ajuda. Diferentes durações de cochilos proporcionam variados benefícios.

Cochilos curtos de 20 a 30 minutos podem melhorar a função cognitiva, alerta, humor, memória e desempenho. Eles geralmente levam aos estágios mais leves do sono.

Por sua vez, cochilos mais longos, de 30 a 60 minutos, permitem que o cérebro entre no sono de ondas lentas (SWS), beneficiando a memória declarativa. Este tipo de sono ajuda a armazenar memórias de curto prazo a longo prazo.

Já cochilos de 60 a 90 minutos, que incluem o sono REM, são úteis para memórias emocionais devido à conectividade entre centros de memória e emoção.

continua depois da publicidade

Aumenta a criatividade

Uma pesquisa liderada por um especialista da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, San Diego, sugere que o cochilo melhora a resolução criativa de problemas, promovendo a formação de redes associativas no cérebro.

Os autores afirmam que, para problemas criativos nos quais você já estava trabalhando, a passagem do tempo é suficiente para encontrar soluções, mas, para novos problemas, apenas o sono REM aumenta a criatividade.

Regula as emoções

Além de melhorar a memória e a criatividade, uma soneca também pode influenciar positivamente sua reação emocional ao mundo. Quando estamos cansados, tendemos a ficar irritados, vendo o mundo de forma mais negativa.

Estudos mostram que um cochilo diurno, especialmente com sono REM, reduz a reatividade negativa e promove uma visão mais feliz do mundo, em comparação a permanecer acordado.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade