A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento de importância indiscutível para os motoristas em todo o Brasil.
Sua posse é obrigatória para quem quer dirigir qualquer veículo no país, seja ele um carro, uma moto, um ônibus ou até mesmo um caminhão. Contudo, para cada um deles, existe uma categoria específica na CNH que deve ser obedecida.
É comum que muitas pessoas não saibam que existem cinco categorias na carteira, que vão de A até E. Cada letra permite que o condutor utilize uma gama limitada de veículos.
Nesse sentido, para quem ainda vai tirar sua primeira habilitação ou deseja mudar de categoria, mas não sabe em qual tipo está o automóvel que quer se habilitar para dirigir, confira abaixo quais podem ser utilizados a partir das três primeiras letras.
Quais veículos posso dirigir com uma CNH A, B ou C?
1. CNH Categoria A
A primeira categoria da CNH é a que possui mais limites. Ela não permite que um condutor dirija qualquer tipo de veículo com quatro rodas, o que inclui os carros. Desse modo, quem tem uma carteira com essa letra só pode dirigir os seguintes veículos:
- Motocicletas;
- Motonetas;
- Triciclos.
Com a categoria A, é possível dirigir veículos de duas ou três rodas, independentemente das cilindradas.
A formação desses condutores envolve 45 horas de aulas teóricas e mais 20 horas de aulas práticas, junto de um exame final.
2. CNH Categoria B
A categoria B é a mais comum entre os cinco tipos de CNH. Ela permite que os condutores utilizem veículos de quatro rodas, desde que o peso total não ultrapasse 3.500 kg e que o número de pessoas seja, no máximo, oito, incluindo o motorista.
Nessa categoria estão os seguintes veículos:
- Carros;
- Picapes;
- Vans.
A letra também abarca os motorhomes, mas com restrição aos que tenham peso inferior a seis toneladas e comportem no máximo oito passageiros.
Em relação à formação, é necessário cumprir 20 horas de aulas práticas e 45 de aulas teóricas, como na categoria A.
3. CNH Categoria C
Por fim, a categoria C é destinada aos motoristas que dirigem veículos de carga. Com base na legislação brasileira de trânsito, apenas esses cidadãos podem conduzir automóveis de carga com peso superior a 3.500 kg. São eles:
- Caminhões;
- Caminhonetes;
- Vans de carga.
A categoria C é mais abrangente do que a B, mas tem algumas regras adicionais.
Por exemplo, para utilizá-la, é necessário que o motorista esteja habilitado na B por pelo menos um ano antes de tentar a C, e que não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas.
Demais categorias
Além das três apresentadas acima, existem ainda as categorias D e E, que nem sempre são de conhecimento geral. Confira o que cada letra representa:
- Categoria D: para veículos utilizados para transporte de passageiros, que tenham lotação superior a oito pessoas, incluindo o motorista. Alguns exemplos são os ônibus, vans e micro-ônibus;
- Categoria E: para veículos com peso total superior a 6.000 kg, incluindo unidade acoplada, semirreboque, reboque ou trailer.
Para tirar uma habilitação na categoria D, é necessário ter 21 anos ou mais, ter CNH na categoria B há dois anos ou C há um ano, e não ter cometido uma infração grave, gravíssima ou mais de uma média nos últimos 12 meses.
No caso da E, são exigidos os mesmos critérios em relação às infrações da D, mas é fundamental ter no mínimo um ano de habilitação na C.